Segurado do INSS, fique atento com crédito oferecido através de golpes
Segurado do INSS, fique atento com crédito oferecido através de golpes. Por comissão, criminosos liberam empréstimo na conta de aposentado e pensionista do INSS.
Receber uma grana inesperada não parece ruim, certo? Mas se o dinheiro em questão cai na conta de um aposentado ou pensionista do INSS, existe a chance de que isso seja um problema.
Golpistas criaram um novo golpe envolvendo empréstimos consignados do INSS —com desconto das parcelas direto no benefício— e essa fraude pode ser uma das explicações para o aumento das reclamações envolvendo o tema.
Na nova armadilha, o falsário faz o empréstimo em nome do segurado, mas não saca o dinheiro. Em vez disso, deixa na conta da vítima.
A vantagem pretendida pelo estelionatário, nesse caso, não é ficar com o valor do empréstimo, mas receber comissões e outras remunerações pagas ao agente de crédito responsável por intermediar o negócio.
O Procon-SP notificou o INSS no final de dezembro sobre o surgimento dessa modalidade de crime.
Embora não tenha quantificado quantas das reclamações que recebeu estejam ligadas a essa novidade, o órgão paulista de defesa do consumidor destacou que houve 137% de aumento das reclamações envolvendo crédito consignado entre janeiro e novembro de 2020, na comparação com igual período de 2019.
A vítima tem o direito de pedir ao banco onde ela recebe o benefício a devolução das parcelas descontadas, assim como a anulação do contrato, orienta o advogado Rômulo Saraiva.
Antes, porém, é necessário registrar imediatamente o boletim de ocorrência na polícia. “Isso vai documentar que alguém está ilicitamente se passando pela vítima”, orienta Saraiva.
O INSS informou que pediu informações à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para identificar instituições envolvidas na fraude e que poderá suspender o contrato com as empresas envolvidas.
CONSIGNADO | NOVA FRAUDE
Golpistas criaram uma nova modalidade para tirar vantagem do crédito consignado do INSS
Na nova armadilha, em vez de pegar o dinheiro, eles liberam a grana na conta do cidadão
Como é o golpe
Em geral, golpes envolvendo crédito consignado consistem em ações criminosas em que falsários fazem empréstimos em nome de aposentados e pensionistas, sacam o dinheiro e deixam as parcelas para vítima pagar
Mas tem ganhado destaque uma fraude em que os farsantes assumem o papel da vítima, tomam o crédito, mas deixam o dinheiro na conta do beneficiário que, também neste caso, terá de pagar os débitos mensais
A vantagem dos criminosos ao aplicar esse golpe é ficar com as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição responsável por intermediar o empréstimo. Ou seja, a vantagem é receber as taxas
Reclamações em alta
O Procon-SP notificou o INSS sobre o crescimento das reclamações envolvendo crédito consignado, muitas delas reportam o novo golpe que deixa o dinheiro na conta do beneficiário
Essa modalidade pode ter relação com o aumento de 137% das reclamações sobre o tema que chegaram ao órgão de defesa do consumidor ao longo do ano passado
5.426 registros de queixas sobre consignados foram recebidos pelo Procon-SP entre janeiro e novembro de 2020
2.290 reclamações sobre o tema tinham sido anotadas pelo órgão de defesa do consumidor no mesmo período de 2019
O que diz o INSS
O INSS pediu informações à Senacon (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor) e, ao identificar instituições responsáveis pelas fraudes, poderá suspender os acordos que permitem às entidades a operação do crédito consignado
O QUE FAZER
Quem recebe um empréstimo que não pediu tem o direito de ser ressarcido de eventuais prejuízos, como as despesas com o pagamento de juros
Infelizmente, porém, caberá ao cidadão identificar a fraude e adotar alguns procedimentos para que ele possa se livrar do prejuízo causado pelos golpistas
Fique atento
Ao entrar no Meu INSS, após informar a senha previamente cadastrada, o usuário encontrará diversas opções de serviços, entre as quais está o “Extrato de Pagamento”
A consulta permite verificar se há valores sendo descontados mensalmente do benefício para o pagamento de empréstimos ou se houve um crédito desconhecido
Quem preferir, também pode usar o Meu INSS para pedir o bloqueio do benefício para empréstimos consignados. Informações pelo número 135
Registre o Boletim de Ocorrência
Comunicar o caso à polícia é importante, mesmo que isso não resulte em uma ação prática da autoridade capaz de solucionar o caso rapidamente
O registro do boletim de ocorrência, porém, irá documentar que há alguém ilicitamente se passando pela vítima e obtendo vantagens financeiras
O boletim será a base para a tomada das providências administrativas e judiciais do aposentado ou do pensionista
Procure o banco
O banco responsável pela conta em que o segurado recebe o benefício é o responsável por zelar pelas informações sigilosas do beneficiário
Por isso, é para o banco que o cidadão deverá pedir o cancelamento da operação fraudulenta e o ressarcimento dos valores já descontados
E se o dinheiro foi gasto?
O segurado que usou, por engano, o dinheiro do empréstimo que não pediu também poderá cobrar o ressarcimento dos prejuízos, como juros e taxas
Para isso, porém, precisará devolver integralmente o valor do crédito que recebeu em sua conta bancária. Mas, talvez, seja preciso ir à Justiça
Vítimas preferidas
O novo golpe do empréstimo consignado tem um tipo de vítima preferencial: pessoas que já possuem em seu histórico a realização de vários empréstimos anteriores
Os fraudadores se aproveitam do fato de que esse tipo de vítima nem sempre percebe e, quando o faz, não se importa com a origem do crédito e apenas usa o dinheiro
Não caia nessa!
Ficar com um empréstimo que não pediu pode trazer problemas além do prejuízo com o pagamento de juros e das parcelas debitadas diretamente do benefício
Ao não comunicar o golpe à polícia e ao banco, o cidadão colabora para que o criminoso continue tirando proveito dele e de outros beneficiários da Previdência
Procon
Serviços de defesa do consumidor, como o Procon, podem ajudar o cidadão que não conseguir a cooperação do banco para resolver a situação
Em São Paulo, o telefone do Procon é o 151 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Fontes: Procon-SP, INSS e advogado Rômulo Saraiva: Fonte: Agora