Asia

Fabricante de chips automotivos Renesas compra Dialog por 4,9 bi de euros

A japonesa Renesas fez acordo para comprar a britânica Dialog Semiconductor por 4,9 bilhões de euros em dinheiro, em estratégia para fortalecer sua posição em tecnologia de baixo consumo de energia e conectividade em dispositivos inteligentes, carros e indústria.

Uma das maiores fabricantes de chips automotivos do mundo, a Renesas quer aproveitar as mudanças tecnológicas que têm colocando mais veículos elétricos nas ruas com tecnologia de direção assistida, enquanto o lançamento de redes 5G conecta bilhões de dispositivos à chamada internet das coisas.

“A transação que anunciamos representa nosso próximo passo importante no plano de crescimento da Renesas”, disse o presidente da empresa, Hidetoshi Shibata. A Renesas ofereceu 67,50 euros por ação da Dialog, representando um prêmio de 20% em relação ao preço de fechamento de sexta-feira.

A Dialog, com sede na Grã-Bretanha, confirmou no domingo que recebeu uma oferta da Renesas após relatos da mídia de interesse da empresa japonesa e da fabricante de chips franco-italiana STMicroelectronics.

O presidente da Dialog, Jalal Bagherli, disse que o conselho de administração recomendou aceitar a oferta da Renesas após extensas discussões, acrescentando que a proposta ainda está sujeita ao código de aquisição do Reino Unido e que por isso poderá considerar qualquer contra-oferta. A STMicroelectronics não quis comentar.

A Dialog é especializada em chips de gerenciamento de energia e produtos bluetooth. Em 2018, a companhia aceitou transferir para a Apple pessoas e patentes envolvidas no projeto do chip de gerenciamento de energia usado em iPhones, em um negócio de 600 milhões de dólares.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH171DH-BASEIMAGE

To Top