Brasil

Norte do México sofre segundo dia de cortes de eletricidade por onda de frio no Texas

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O norte do México vivia o segundo dia consecutivo de cortes no serviço de eletricidade devido a problemas de geração por falhas no abastecimento de gás do Texas, Estados Unidos, onde uma onda de frio incomum também deixou milhões sem energia.

O operador do sistema elétrico mexicano, Cenace, mantinha um alerta e fazia cortes rotativos que afetavam os Estados de Chihuahua, Coahuila, Tamaulipas e Nuevo León, todos fronteiriços com o Texas e com forte presença de grandes indústrias.

Embora boa parte do serviço tenha sido restabelecido desde a tarde de segunda-feira, o Cenace pedia à população e à indústria para reduzirem o consumo não essencial diante da falta de combustível para geração. Na véspera, o apagão afetou cerca de 4,7 milhões de usuários no norte do México.

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou emergência na segunda-feira enquanto o frio congelante de até -22 graus paralisou a atividade dos poços petrolíferos e refinarias do Texto, além de impor restrições a operadores de gasodutos.

(Reportagem de Adriana Barrera e Noé Torres)

To Top