Benefícios

Bolsa Família vai pagar quais finais pelo NIS

Bolsa Família vai pagar quais finais pelo NIS. A Caixa Econômica Federal informou que 3,75 milhões de famílias já passaram a receber o pagamento mensal do programa Bolsa Família por meio de poupanças sociais digitaisNeste mês, serão abertas contas para os trabalhadores com Número de Identificação Social (NIS) de finais 3, 4 e 5. Até março, nove milhões de famílias passarão a receber o benefício por meio desse tipo de crédito.

Segundo o Ministério da Cidadania, o beneficiário poderá movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, além de realizar saques e fazer pagamentos digitais. Mas o governo informou que, embora as contas sejam criadas, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos também por meio do cartão do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

No mês de janeiro, ao todo, 14,23 milhões de famílias receberam o dinheiro do programa social, com liberação de R$ 2,7 bilhões.

Na primeira etapa do cadastramento, em dezembro de 2020, foram abertas 1,5 milhão de contas sociais para os que tinham NIS com finais 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do benefício. Em janeiro deste ano, mais 2,2 milhões de famílias receberam os recursos por meio da poupança social digital.

A abertura das contas digitais ocorre de forma automática pela Caixa, sem que o beneficiário precise levar documento às agências. Segundo o governo, com a conta aberta, o beneficiário não precisa sacar totalmente o dinheiro. Pode retirar a quantia de forma escalonada e utilizar o cartão virtual para pagamentos. Ou seja, movimenta o benefício pelo aplicativo de celular.

Como movimentar a conta

A conta poupança social digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Para utilizá-la, não é preciso gerar uma nova senha. O beneficiário do Bolsa Família poderá usar a mesma cadastrada para o cartão social.

Logo após o crédito dos valores, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual ou o QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas pelo Brasil.

O beneficiário do Bolsa Família também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos pelo aplicativo ou nas casas lotéricas, clicando na opção “Pagar na Lotérica” do Caixa Tem.

A poupança social digital foi criada, inicialmente, para o pagamento do auxílio emergencial e, em outubro, foi sancionada a lei que transformou a conta em uma modalidade permanente. Mais de cem milhões já foram criadas. Fonte: Extra Globo

To Top