Revisão de benefício do INSS pode ser acelerada?
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Revisão de benefício do INSS pode ser acelerada?

Agências do INSS

Revisão de benefício do INSS pode ser acelerada? Em SP, há 29 mil pedidos no INSS para obter documento, mas muitos nem precisariam esperar.

O aposentado do INSS que já tentou revisar o valor do benefício provavelmente sabe que existe um documento importante para atingir esse objetivo: o processo administrativo.

No estado de São Paulo, existem 29,4 mil pedidos pendentes do documento, cujo volume de requerimentos é superado apenas pelas solicitações de benefícios assistenciais a pessoas com deficiência (47,6 mil) e de aposentadorias por tempo de contribuição (45,5 mil) e por idade (30,4 mil).

Para quem faz o pedido da cópia digital do documento, a espera pela liberação pode levar até dois meses. Mas, em muitos casos, o próprio segurado poderia pular a etapa do pedido e baixar o processo imediatamente pelo Meu INSS.

É que desde 2018 as análises de pedidos de benefícios não utilizam documentos em papel, mas apenas cópias digitalizadas. Com isso, todo o processo que resultou na concessão fica disponível na internet.

“Em vez de pedir o processo e entrar na fila onde estão todos os outros requerimentos e esperar até 60 dias, o segurado pode baixar o processo em um minuto”, diz Anderson Borges, chefe da Divisão de Benefícios da Superintendência do INSS em São Paulo.

A confusão ocorre porque pelo portal Meu INSS também é possível solicitar a cópia do processo. “O requerimento de cópia do processo é voltado para os segurados com pedidos mais antigos, que ainda não foram digitalizados”, comenta Borges.

Para não perder tempo, a dica é acessar o Meu INSS, por meio do número do CPF e da senha previamente cadastrada, e clicar no item “Agendamentos/Solicitações” e procurar entre as fichas de serviços já requisitados a que corresponde à solicitação do benefício cujo processo o segurado quer baixar.

No topo de cada ficha há uma imagem de uma lupa. Basta clicar na figura para ver os detalhes do requerimento, onde estará a opção para baixar processo. Veja o passo a passo abaixo:

RELATÓRIO DO BENEFÍCIO E COMO CONSEGUIR

  • Trabalhadores e beneficiários do INSS estão perdendo tempo para conseguir um documento fundamental para contestar pedidos negados ou revisar o benefício: o PA (Processo Administrativo)
  • A cópia digital do processo de benefícios solicitados desde 2018 fica disponível na internet, pelo Meu INSS, e pode ser baixada de forma instantânea, mas a maioria dos segurados não sabe disso
  • Em vez de simplesmente baixar o documento, muitos fazem a solicitação da cópia do processo e, dependendo da capacidade de atendimento na localidade onde o segurado mora, esperam até 60 dias para receber

O QUE FAZER

Para quem já fez o cadastro no Meu INSS, a cópia digital do processo de análise do pedido ou concessão da aposentadoria ou pensão pode ser obtida em três etapas:

  1. Acesse o Meu INSS (aplicativo ou no site meu.inss.gov.br) com o seu CPF e senha e, na tela inicial, clique em Agendamentos/Solicitações
  2. Procure entre as fichas de solicitações que aparecem na tela a que corresponde ao pedido do benefício cujo processo administrativo você quer baixar e clique sobre a lupa para detalhar o requerimento
  3. Role a tela para baixo até encontrar a imagem do botão com a inscrição BAIXAR PROCESSO

Só peça quando não estiver disponível

  • Por engano, as pessoas que precisam do processo administrativo escolhem a opção “Cópia de Processo”, já na tela inicial
  • Esse recurso é destinado aos casos em que não há cópia digital do documento e, por isso, um funcionário do INSS terá de copiar o processo e o disponibilizar pelo Meu INSS
  • Aos poucos, o órgão já vem digitalizando os processos. Então, antes de pedir a cópia do processo, o segurado deve verificar se o documento já está disponível
  • Ao pedir o PA, o segurado entra na fila de pedidos e precisará aguardar até que um funcionário analise a solicitação. A espera pode levar semanas

Processo em papel

  • O INSS continua disponibilizando processos físicos (em papel) para segurados que não têm acesso a computador ou celular com internet
  • Para realizar o pedido da cópia física do processo, o interessado deve telefonar para central de atendimento no número 135
  • Devido à pandemia de Covid-19, as agências da Previdência estão atuando com capacidade reduzida e, portanto, é importante evitar a requisição de um atendimento presencial desnecessário


​Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários) Fonte: Agora

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