Como editar um vídeo facilmente: siga este passo a passo!
Agência Brasil

Como editar um vídeo facilmente: siga este passo a passo!

Como editar um vídeo facilmente: siga este passo a passo!

Edite vídeos de maneira fácil e gratuita
Vivemos em um momento em que ficamos a maior parte do nosso tempo diante de uma tela. Tvs, desktops, notebooks, tablets e smartphones são apenas alguns exemplos disso. Sendo assim, gravar um vídeo e postar na internet é uma forma segura de chamar a atenção do seu público. Isso porque, além do mais, as pessoas estão sempre conectadas às suas redes sociais ou em alguma plataforma de entretenimento.
No entanto, nem sempre temos um orçamento capaz de bancar todos os altos custos da produção. Outras vezes, por mais que preparemos tudo da maneira mais perfeita possível, sempre existe algo que precisa ser corrigido.
Esses problemas podem ser resolvidos por um editor de vídeo.
Existem diversos editores de vídeo no mercado, mas nem todos são fáceis de lidar para quem está começando e muitos não possuem amplos recursos em sua versão gratuita.
A seguir, criamos um passo a passo para você editar seus vídeos com qualidade e garantir sucesso no seu empreendimento, independentemente de sua experiência na área e do nível do seu orçamento.

Defina o objetivo do seu vídeo
Eu sei que pode parecer redundante e que você provavelmente já ouviu falar disso antes, mas saber exatamente o que pretende ao gravar, fará com que crie o ambiente adequado e empregue o formato ideal para o meio de comunicação que pretende utilizar, além de reduzir os gastos, é claro.
Sem ter consciência dos fins, será difícil encontrar os meios adequados para o seu empreendimento.
Você pode buscar inspiração naqueles que são uma referência no assunto e ouvir o que eles tem a dizer sobre isso.
Saber exatamente o que pretende antes de começar a filmar, trará segurança com relação às escolhas práticas que deverá fazer para realizar o seu intento.

Conte uma história
Você precisará de algo que reúna e traga sentido para a sequência das imagens. Algo que produza uma emoção no espectador e que faça com que ele fique atento até o final do vídeo.
As pessoas se cansam facilmente com uma sequência monótona de imagens, não conseguem se fixar no tema geral, se diversos pontos da imagem chamarem a sua atenção, e precisam ser estimuladas constantemente, a fim de ficarem ligadas durante todo o tempo do vídeo.
Lembre-se de que a história está dentro da sua cabeça, mas precisa ser repassada para o público. Uma mera sequência de imagens não vai fazer com que ele entenda o que está se passando por mais simples que seja.
Nunca se esqueça: as imagens devem convergir para a ideia central do vídeo.

Divida seu vídeo em partes
Se você tem alguma experiência em edição de vídeos, já sabe de antemão, que nem tudo aquilo que foi gravado será aproveitado. Além do mais, o público tem sérias dificuldades em permanecer atento a coisas que não vão diretamente ao assunto.
Sendo assim, se o seu vídeo for muito grande, divida-o em partes, retirando milimetricamente tudo aquilo que for desnecessário e não apontar para o tema central.
Atenção! Detalhes são importantes e um diferencial entre o seu vídeo e o de sua empresa frente aos concorrentes.
Estou me referindo a sequências irrelevantes, mal formuladas e que afastam a audiência da ideia principal do filme.

Utilize um filtro que atenda a sua necessidade
Encontrar um local adequado para filmar, com boa iluminação, ou gravar em um studio profissional são os meios mais adequados para produzir um ótimo vídeo. No entanto, pode ficar extremamente caro para a maioria das pessoas.
Dessa forma, um bom editor de vídeos normalmente possui diversos filtros, a fim de melhorar a qualidade das gravações. Porém, nunca se esqueça: utilize-o de forma a deixar o vídeo o mais adequado possível à finalidade pretendida.
Se você quer gravar aquele filme ou game de mistério, é possível encontrar até mesmo um filtro para realidade distorcida, por exemplo. Mas, se a sua intenção é gravar um comercial, lembre-se de deixá-lo o mais natural possível, corrigindo apenas aquilo que for realmente necessário.

Inclua legendas fáceis de ler
Hoje em dia, vídeos são compartilhados rapidamente e podem ser vistos dos mais diversos dispositivos e das mais diversas maneiras.
Muitas pessoas assistem somente o vídeo, mutando o áudio. Outras, preferem acompanhar o que está escrito sem atentar muito ao que está sendo falado. Além do mais, podem assistir de um smartphone com uma tela pequena, inclusive.
Portanto, inclua legendas nos seus vídeos. Elas devem ser claramente visíveis.
Para isso, escolha fontes fáceis de ler e encontre uma cor que constraste perceptivelmente com as imagens de seu vídeo.

Escolha um título atrativo
Poucas pessoas abrem um vídeo sem ao menos saber do que se trata.
A forma de transmitir o conteúdo de um vídeo para o seu público antes mesmo que ele o abra é escolhendo um título que defina o seu vídeo. Ele precisa ser chamativo e criativo, pois existem dezenas de outros vídeos no mercado que pretendem ser mais interessantes do que o seu.
Logo, uma das formas de atrair público é adicionando títulos animados aos seus vídeos. Imagens em movimento costumam ser mais facilmente vistas.
Logicamente, a decisão de utilizar esse recurso e a maneira como fazê-lo dependem da finalidade pretendida. Uma boa dose de bom senso fará com que você saiba ser discreto em ambientes mais formais e bastante lúdico em ambientes relacionados à indústria do entretenimento, por exemplo.

Compartilhe o seu vídeo com outras pessoas
Apesar de trabalharmos incansavelmente sobre alguma atividade específica, sempre acaba passando algo batido e do qual não percebemos.
Dessa forma, nunca se esqueça de compartilhar o seu vídeo com outras pessoas e pedir a sugestão delas para ver se ainda não falta corrigir algum detalhe.
O feedback é essencial para o aprimoramento do nosso trabalho. As avaliações tem se tornado um meio efetivo para as empresas crescerem rapidamente e atenderem às demandas dos seus usuários, a partir dos seus comentários.
Você pode incorporar essa técnica ao seu trabalho, antes mesmo de finalizá-lo.
Garanto que não irá se arrepender.
Ferramentas de alta qualidade permitem até mesmo compartilhar o seu vídeo com outros profissionais, a fim de que eles possam não somente sugerir mudanças como editá-lo também.
Isso é fundamental para empresas ou profissionais que estejam trabalhando sobre um mesmo projeto e desejam desenvolver, portanto, um trabalho colaborativo. Com certeza, contribuirá e muito para a excelência do resultado final.

Separe o áudio do vídeo
Uma boa opção de edição também é separar o áudio do vídeo para trabalhá-los individualmente e elevar ao máximo a experiência do espectador.
Se estiver gravando um clipe, então, essa alternativa será completamente útil. Você poderá filmar várias sequências separadamente e depois juntá-las ao longo da música.

Conclusão
Atualmente, a maioria das pessoas recebem diversos vídeos todos os dias em suas redes sociais e compartilham rapidamente.
Estar alheio a isso significa abrir mão de um formato com elevada capacidade de comunicação. Além do mais, mesmo pessoas com pouca ou nenhuma experiência profissional na área podem gravar e editar os seus próprios vídeos, pois existem diversas ferramentas que facilitam esse processo.
Você também pode fazer o seu! Comece imediatamente.

To Top