Benefícios

Documento veicular digital tem aumento de emissões no Detran

crlvdigital

Documento veicular digital tem aumento de emissões no Detran. Implantado de forma eletrônica em janeiro de 2021 no Detran.SP, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) reúne em um único documento  dados de propriedade e do licenciamento do veículo. Apenas no primeiro mês deste ano, 518.733 documentos foram emitidos digitalmente no Estado de São Paulo.

Mesmo neste período de pandemia, os dados são cerca de 3% maiores quando comparamos com o mesmo período de 2020, onde as transferências e primeiros registros de veículos somaram 504.882 documentos emitidos no formato impresso em papel moeda, o que corresponde a 13.851 emissões a menos que em 2021.

Com a implantação do CRLV-e em janeiro deste ano, além do condutor poder utilizar o documento do veículo de forma digital ou ainda imprimir em papel A4 comum, faz com que o proprietário não tenha mais necessidade de comparecer a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo, trazendo assim mais comodidade e autonomia aos motoristas. 

Para o CRLV-e ser emitido, no entanto, o veículo precisa estar com todos os débitos quitados. Em São Paulo, o documento é disponibilizado ao motorista para impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Para fazer o download do documento digital, o condutor deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal, disponível nas plataformas Android e IOS.

 “Sem dúvida, essa é mais uma conquista para a população do Estado. O Detran.SP segue empenhado em trazer um atendimento eficaz e de qualidade, com tecnologia e menos burocracia para os motoristas”, destaca Ernesto Mascelani Neto, diretor presidente do Detran.SP.

Serviços digitais 

Em 2020, o Detran.SP bateu recorde em atendimentos digitais, foram mais de 125 milhões de interações pela internet, pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Para se ter uma ideia, em 2019, foram 47 milhões.

Dos principais serviços, 90% deles já podem ser realizados online, dispensando a necessidade de ir até uma unidade física do Detran.SP ou posto do Poupatempo. Além do licenciamento, mais de 70 outros serviços podem ser feitos pela internet, como: renovação de CNH, transferência de veículos, reabilitação de CNH cassada, pesquisa de débitos e restrições de veículo, consulta de pontuação de multas, entre outros.

To Top