Benefícios

Saiba como reduzir o valor da conta de luz

Bandeira na conta de luz pode ficar mais cara

Saiba como reduzir o valor da conta de luz. Saiba reduzir a conta de luz, A intensidade do calor e a pandemia da covid-19 estão provocando mais consumo de energia elétrica em casa. O ar-condicionado é um desses gastos adicionais.

De acordo com Alberto Hernandez Neto, professor do departamento de engenharia mecânica da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), a depender do consumo de cada família, a utilização de refrigeradores de ar em um período diário de seis a oito horas pode significar um acréscimo de até 20% na despesa de energia elétrica.

Para evitar surpresas indesejadas na conta de luz, o UOL ouviu especialistas que indicam as melhores medidas na redução do consumo de energia elétrica com ar-condicionado.

Selo A de consumo faz diferença

Hernandez Neto diz que a diferença no consumo entre ar-condicionado de nível A e E, pelos critérios de classificação do selo Procel do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), pode ter um impacto de até 30% a mais na conta de luz.

Equipamentos de tecnologia inverter

Segundo Rodolfo Gomes, diretor-executivo da IEI-Brasil (Iniciativa Energética Internacional Brasil), os consumidores devem optar por modelos de ar-condicionado com o nível A do Inmetro e com o sistema de operação inverter (inversor, em inglês), que possuem uma tecnologia mais avançada para a redução no consumo de eletricidade.

Outra ajuda aos usuários que desejam adquirir um aparelho novo foi a elaboração de um ranking pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), cuja classificação seleciona os dez melhores aparelhos de ar-condicionado de 9.000 BTUs e 12 mil BTUs oferecidos no mercado.

Cortinas ajudam a diminuir temperatura

O diretor-executivo da IEI Brasil também aconselha a instalação de cortinas, a manutenção de portas e janelas fechadas e a regulagem da temperatura em 24°C ou 25°C. Essas medidas dão conforto térmico e evitam que os aparelhos trabalhem em sua capacidade máxima de potência, reduzindo os gastos na conta de luz.

Consultar especialistas antes de instalar

Outra medida sugerida é consultar um especialista para verificar a capacidade ideal do aparelho para o ambiente onde será fixado. O ar-condicionado certo varia de acordo com o tamanho do local, o número de pessoas e até a existência de equipamentos eletrônicos, como TVs. Isso tudo aumenta a produção de calor e exige mais do aparelho.

É preciso cuidado também com a tubulação por onde circula o gás de refrigeração, que deve estar completamente vedada.

O Procon-SP alerta que o contrato de compra do equipamento deve deixar clara a responsabilidade de possíveis reformas para a instalação do aparelho. “Deve ser verificado ainda se haverá necessidade de obras e de quem será a responsabilidade de executá-las”, afirma o Procon-SP em nota.

Qualidade do ar e higienização

Hernandez Neto diz que os consumidores também devem cuidar da manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e da renovação do ar nos ambientes fechados.

Segundo ele, a higienização do aparelho e do filtro depende do grau de intensidade de utilização do equipamento, mas é recomendada a verificação de maneira regular para que eles fiquem limpos, o que contribui para a melhor qualidade do ar e eficiência do ar-condicionado.

Em relação à qualidade do ar, o professor também alerta para a instalação de um ventilador acoplado ao sistema de ar-condicionado, garantindo a inserção de ar novo nos cômodos refrigerados.

“Quando for comprar o equipamento, solicite ao técnico a instalação também da renovação de ar, que já tem norma estabelecida”, afirmou Hernandez Neto.

Segundo Rodolfo Gomes, a vedação de portas e janelas pouco interfere na eficiência dos refrigeradores de ar. Aliás, para ele, as frestas presentes nas janelas e portas são um modo de garantir a renovação do ar para cômodos pequenos, como quartos e salas.

Alternativas para melhorar o conforto térmico

Hernandez Neto cita exemplos mais baratos para melhorar o conforto térmico nas residências. Segundo o pesquisador, o sombreamento de paredes externas com toldos e plantas e a ampliação da circulação de ar pelos imóveis podem ser medidas que minimizem o calor no interior dos imóveis.

Outro mecanismo de baixo custo pode ser a aquisição de ventiladores de ar com sistemas de gotejamento de água.

Gomes sugere a pintura de telhados na cor branca, que reflete parte da luz do sol, amenizando a penetração do calor nas residências.

Contas de luz

O Procon-SP sugere que os consumidores fiquem atentos à bandeira tarifária —que pode ser verde, amarela ou vermelha— em vigor durante períodos intensos de consumo de energia elétrica, como o do home office durante a pandemia.

O órgão de defesa do consumidor aconselha que as contas de luz sejam acompanhadas mensalmente, e o consumidor deve entender o que está sendo cobrado. Na dúvida, procure o Procon de seu estado. Fonte: Economia Uol

To Top