Benefícios

Emissão documento veicular digital tem aumento de emissão no Detran

crlvdigital

Emissão documento veicular digital tem aumento de emissão no Detran. Implantado de forma eletrônica em janeiro de 2021 no Detran.SP, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) reúne em um único documento  dados de propriedade e do licenciamento do veículo. Apenas no primeiro mês deste ano, 518.733 documentos foram emitidos digitalmente no Estado de São Paulo.

Mesmo neste período de pandemia, os dados são cerca de 3% maiores quando comparamos com o mesmo período de 2020, onde as transferências e primeiros registros de veículos somaram 504.882 documentos emitidos no formato impresso em papel moeda, o que corresponde a 13.851 emissões a menos que em 2021.

Com a implantação do CRLV-e em janeiro deste ano, além do condutor poder utilizar o documento do veículo de forma digital ou ainda imprimir em papel A4 comum, faz com que o proprietário não tenha mais necessidade de comparecer a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo, trazendo assim mais comodidade e autonomia aos motoristas. 

Para o CRLV-e ser emitido, no entanto, o veículo precisa estar com todos os débitos quitados. Em São Paulo, o documento é disponibilizado ao motorista para impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Para fazer o download do documento digital, o condutor deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal, disponível nas plataformas Android e IOS.

 “Sem dúvida, essa é mais uma conquista para a população do Estado. O Detran.SP segue empenhado em trazer um atendimento eficaz e de qualidade, com tecnologia e menos burocracia para os motoristas”, destaca Ernesto Mascelani Neto, diretor presidente do Detran.SP.

Serviços digitais 

Em 2020, o Detran.SP bateu recorde em atendimentos digitais, foram mais de 125 milhões de interações pela internet, pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Para se ter uma ideia, em 2019, foram 47 milhões.

Dos principais serviços, 90% deles já podem ser realizados online, dispensando a necessidade de ir até uma unidade física do Detran.SP ou posto do Poupatempo. Além do licenciamento, mais de 70 outros serviços podem ser feitos pela internet, como: renovação de CNH, transferência de veículos, reabilitação de CNH cassada, pesquisa de débitos e restrições de veículo, consulta de pontuação de multas, entre outros.

To Top