Benefícios

INSS: Peritos consideram fechar agências

INSS: Peritos consideram fechar agências. Em meio ao que é considerado o “pior momento” da pandemia de Covid-19 no país, peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) consideram suspender novamente o atendimento presencial em agências.

A categoria, que deve reunir-se nesta terça (2) para discutir quais ações tomar, alerta para o risco de contaminação e defende que seja retomado o trabalho remoto dos servidores.

A medida já foi aplicada no ano passado. De março a setembro, quando teve início a reabertura gradual das agências, procedimentos presenciais, como a perícia médica, foram suspensos no INSS.

“Vamos considerar que, se houver o colapso da saúde, com taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 90%, ou onde estejam vigentes medidas de restrição, deveria, sim, voltar ao atendimento remoto de forma temporária”, afirma Francisco Eduardo Cardoso Alves, presidente da ANMP (Associação dos Médicos Peritos).

Leitores do Agora queixam-se de que, na região metropolitana de SP, há ao menos quatro agências que tiveram o serviço de perícia médica suspenso ou retardado: três na capital (Vila Mariana, Tatuapé e Glicério) e outra em Guarulhos.

Um aviso na agência de Guarulhos no INSS orienta que, por risco de contágio, as perícias foram suspensas.

Em nota, a Secretaria de Previdência diz que as perícias estão seguindo seus cronogramas normalmente em todo o país. “A Subsecretaria da Perícia Médica Federal verificou as agendas e elas foram cumpridas, inclusive nas quatro agências citadas.” (LD)

To Top