Benefícios

Saiba como tirar o extrato da aposentadoria do INSS pela internet para o IR 2021

Saiba como tirar o extrato da aposentadoria do INSS pela internet para o IR 2021 Aposentados ou pensionistas do INSS que vão declarar ou constar como dependentes na declaração precisam ter o extrato do benefício.

O aposentado ou pensionista do INSS que vai declarar o Imposto de Renda 2021 ou constar como dependente na declaração de outro contribuinte pode acessar o extrato com o informe de rendimentos pela internet.

Há dois caminhos. Diretamente da página da Previdência Social ou pelo portal “Meu Inss”, por meio de login e senha. Veja como:

1) Diretamente da página da Previdência Social

Extrato dos benefícios pode ser acessado pela internet para fins de IR 2021

Extrato dos benefícios pode ser acessado pela internet para fins de IR 2021

Para acessar este extrato, clique neste link: https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml

Para obter o extrato, será preciso ter em mãos os seguintes dados:

— Nome do beneficiário
— CPF
— Data de nascimento
— Número do benefício

2) Pelo portal “Meu INSS”

Para acessar esse portal é preciso se cadastrar antes, criando um login e senha no portal gov.br Para fazer o cadastro é preciso informar:

— Nome completo
— CPF
— Data e local de nascimento
— Nome da mãe

Com essas informações, é gerado um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória e só depois deve criar a própria senha.

Este caminho dá um pouco mais de trabalho, mas, ao criar o login para o acesso ao “Meu INSS”, o segurado passa a ter acesso a uma série de informações, fazer agendamento e acompanhar dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

É importante declarar corretamente o valor dos benefícios recebidos, pois a omissão de rendimentos é uma das principais causas que levam a declaração a ficar presa na malha.

Os rendimentos de aposentadoria ou pensão do INSS são tributáveis, exceto a parcela isenta de R$ 24.751,74 para os beneficiários que tenham mais de 65 anos ou, na sua totalidade, para os portadores de moléstia grave. Fonte: R7

To Top