Benefícios

Banco Central vai permitir integração de aplicativos dos bancos com lista de contatos através do Pix

Banco Central vai permitir integração de aplicativos dos bancos com lista de contatos através do Pix O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira que vai passar a permitir que as instituições financeiras ofereçam aos seus clientes a possibilidade de integrar a lista de contatos do telefone aos aplicativos.

A ideia é que bancos, fintechs e cooperativas conectadas ao sistema poderão simplificar a identificação de contatos para quem cadastrar o seu celular como uma chave Pix.

A chave Pix é a identificação do usuário e pode ser um CPF, CNPJ, um telefone celular, um e-mail ou uma chave alfanumérica aleatória.

Outra alteração do Pix realizada nesta quinta-feira proíbe que as instituições financeiras fixem limites para número de transações do Pix, seja envio ou recebimento.

“Essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento” — diz a nota do BC.

Mudança de nome

O BC também anunciou que os usuários que já cadastraram suas chaves Pix e desejam mudar o nome completo, ou no caso de uma empresa, o nome empresarial, poderão fazer essa alteração sem precisar excluir a chave e registrá-la novamente.

Em nota, o BC citou o exemplo de uma alteração de nome decorrente de um casamento ou uma mudança no nome fantasia da empresa.

Além disso, o usuário poderá vincular sua chave Pix ao seu nome social, desde que esteja registrado em documento de identidade válido. Fonte Extra

To Top