Benefícios

Agora você pode fazer a sua prova de vida do INSS pelo celular: Confira

Agora você pode fazer a sua prova de vida do INSS pelo celular: Confira A obrigatoriedade da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só voltará em maio. Mas 5,3 milhões de beneficiários podem adiantar o procedimento de forma digital. Aqueles que estiverem aptos a fazer o procedimento por meio de biometria facial — na qual o segurado usa o celular para tirar uma selfie — são informados pelo INSS por meio de SMS, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS. Veja abaixo como reconhecer as mensagens.

Por SMS no INSS

“Agora você pode fazer a sua prova de vida pelo celular, no aplicativo meugov.br. Para mais informações, ligue 135 ou acesse o Meu INSS, pelo app ou site do INSS“.

Por e-mail no INSS

“Chegou a hora de fazer a sua prova de vida!

Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida todos os anos. Com isso, o INSS fica sabendo que você está vivo e continua depositando seu benefício normalmente.

Este ano você poderá fazer a prova de vida pelo seu celular. Assim você fica em casa e se protege do coronavírus. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e baixar os app Meu INSS e Gov.br.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ligue 135 ou acesse o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e fale com a Helô”.

E se não recebeu a mensagem?

Quem não for chamado para este teste não precisa se preocupar. O pagamento do benefício estará assegurado até maio, quando o recadastramento será retomado nas instituições financeiras. Não é preciso correr às agências bancárias.

Segundo o INSS, quem preferir poderá continuar realizando o procedimento presencial nas agências dos bancos. A prova de vida é necessária para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Para realizar a biometria facial, o INSS usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, foram selecionados para o projeto-piloto apenas os segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

To Top