Benefícios

Veja como declarar no Imposto de Renda salário reduzido na pandemia

Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR

Veja como declarar no Imposto de Renda salário reduzido na pandemia Veja como declarar no IR o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Quem teve o salário reduzido durante a pandemia de coronavírus em 2020 e passou a receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) deve declarar o Imposto de Renda? Como fazer isso? (Dúvida da internauta Julye B.S.)

Resposta: A principal condição que obriga a fazer a declaração do Imposto de Renda 2021, é ter recebido rendimentos tributáveis (como salário, aposentadoria, pensão, por exemplo), acima de R$ 28.559,70 até 31.12.2020.

Veja como declarar o Benefício Emergencial

Caso esteja obrigado, deve declarar os valores recebidos a título de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”:

REPRODUÇÃO/IRPF 2021

Ao abrir a ficha, informe como fonte pagadora o Ministério da Cidadania, Benefício Emergencial, cujo CNPJ é o de nº 00.394.460/0572-59.

REPRODUÇÃO/IRPF 2021

Como declarar a ajuda compensatória paga pelo empregador

A ajuda compensatória mensal paga pelo empregador é rendimento isento e deve ser informada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

REPRODUÇÃO/IRPF 2021

Ao abrir esta ficha, escolha o item 26 – Outros.

Nela, informe nome e CNPJ da empresa pagadora. A Receita recomenda que na descrição do texto seja informado “Ajuda Compensatória” para identificar a natureza dos valores.

Como saber quais foram os valores pagos como benefício emergencial ou ajuda compensatória?

Para saber quais valores foram pagos como benefício emergencial ou ajuda compensatória, o contribuinte deve acessar a Carteira de Trabalho Digital (pela internet e também disponível em aplicativos tablet e celular) ou consultar a sua fonte pagadora (empregador).

O que é o BEm?

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) é um benefício criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, regulamentado pela Medida Provisória 936/2020, posteriormente convertida na Lei 14.020/2020, para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Fonte: R7

To Top