Maior navio da Marinha do Irã afunda após incêndio no Golfo de Omã
Brasil

Maior navio da Marinha do Irã afunda após incêndio no Golfo de Omã

Maior navio da Marinha do Irã afunda após incêndio no Golfo de Omã

O maior navio da Marinha do Irã afundou nesta quarta-feira depois de pegar fogo no Golfo de Omã, mas a tripulação foi resgatada ilesa, noticiou a mídia iraniana.

Não se deu nenhuma explicação adicional para o incidente mais recente em uma região de rotas marítimas sensíveis, onde já surgiram acusações de ataques a navios de propriedade de Israel, arqui-inimigo do Irã.

A televisão estatal disse que o incêndio no Kharg, a embarcação naval de maior tonelagem do país, começou perto das 2h25 desta quarta-feira perto do porto iraniano de Jask, onde esta realizava uma missão de treinamento.

O Golfo de Omã se conecta com o Estreito de Ormuz, por onde cerca de um quinto do petróleo global circula.

As operações de resgate do navio duraram horas, disse um comunicado na TV estatal, e toda a tripulação desembarcou.

“Todos os esforços para salvar a embarcação foram malsucedidos, e ela afundou”, disse a agência de notícias semioficial Fars.

Em abril, o Irã disse que uma de suas embarcações, a Saviz, foi alvejada no Mar Vermelho depois de reportagens segundo as quais o navio havia sido atacado com minas navais.

O fato se deu depois de Israel e Irã se acusarem por uma série de supostos ataques contra navios de carga desde o final de fevereiro.

Os incidentes marítimos ocorrem desde que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tomou posse em janeiro prometendo reintegrar seu país ao acordo de contenção nuclear de 2015 entre o Irã e seis potências se Teerã voltar a cumprir plenamente o acordo.

(Redação Reuters)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH510KV-BASEIMAGE

To Top