Brasil

Irã diz que acordo nuclear pode ser salvo, mas não vai negociar para sempre

DUBAI (Reuters) – O Irã afirmou neste sábado que acredita que uma reinstalação do acordo nuclear de 2015 com grandes potências mundiais é possível, mas que o governo “não vai negociar para sempre”.

“Para além de nosso compromisso em salvar um acordo que os Estados Unidos tentaram torpedear, o Irã tem sido a parte mais ativa em Viena, fazendo a maioria das propostas”, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, no Twitter.

Irã e Estados Unidos têm mantido discussões indiretas sobre a retomada do acordo de 2015 que impôs restrições às atividades nucleares de Teerã em troca pelo fim de sanções internacionais contra o país.

“Ainda acreditamos que um acordo é possível, se os EUA decidirem abandonar o legado fracassado de (Donald) Trump. O Irã não vai negociar para sempre”, disse Khatibzadeh.

A agência nuclear da Organização das Nações Unidas demandou na sexta-feira uma resposta imediata do Irã sobre a prorrogação de um acordo de monitoramento que venceu durante a noite. Um enviado iraniano respondeu que Teerã não tem obrigação de dar uma resposta.

As negociações em Viena, que começaram em abril, estão sob pausa que deve durar até o início de julho, mas o fracasso em prorrogar o acordo de monitoramento pode atingir as negociações.

To Top