Benefícios

Abertas as inscrições para o Prouni no 2º semestre

prouni alunos estudante sala de aula

Abertas as inscrições para o Prouni no 2º semestre Prouni abriu as inscrições para o processo seletivo do 2º semestre Programa do governo seleciona candidatos para bolsas em instituições de ensino privadas. Saiba como se inscrever.

O MEC (Ministério da Educação) liberou as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre de 2021. O programa oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino privadas.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Quem pode participar

Estudantes: que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Estudantes com deficiência: neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Professores: da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Pré-seleção

1ª Chamada: Estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição.

2ª Chamada: Prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada estará disponível na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa

Lista de Espera: Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera nos dias 17 e 18 de agosto. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 20 de agosto.

Tudo o que é preciso saber antes de fazer a inscrição no Prouni

Interessados em conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade particular devem fazer inscrição na próxima terça (13).

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino para quem não tem ensino superior.

Quais as bolsas são oferecidas pelo Prouni?

Bolsa integral: para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.Bolsa parcial de 50%: para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para participar do Prouni?

Sim. O estudante que participou da última edição do Enem e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação maior do que zero pode participar. Os resultados do Enem são usados como critério na distribuição das bolsas de estudo, isto é, as bolsas são concedidas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.

Quais os critérios utilizados no Prouni?

Além da renda e da participação no Enem, o estudante precisa ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em uma instituição privada. Pessoas com deficiência e professores da rede pública, que atuem na educação básica.

Como fazer a inscrição?

A inscrição é feita na página do programa pela internet. O estudantes deve ficar atento ao calendário definido pelo MEC

Existe a política de cotas no Prouni?
Sim, o Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos (nomenclatura usada pelo IBGE). O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

Uma vez que conquistei uma bolsa, corro o risco de perder?

Sim. O estudante que faltar a mais de 25% das aulas, reprovar em 75% das matérias, que se matricular em outra instituição de ensino, que perca a data da matrícula ou mude o padrão de renda pode perder a bolsa de estudos. O mesmo vale caso seja comprovada a falsificação de documentos

Quais os critérios de desempate?

No caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios: maior nota na prova de redação; maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Quantas vagas são oferecidas neste ano?

Ministério da Educação, oferece 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. A consulta para conhecer as opções de cursos já está aberta na página do programa. Fonte: R7

To Top