Benefícios

CNH digital permite novas funções aos motoristas

CNH digital permite novas funções aos motoristas Com o documento digital, o motorista tem a habilitação no celular de forma ágil e segura

om o dia-a-dia agitado, a empresária Suzi Rocha demorou um tempo para perceber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estava vencida. Porém, com a digitalização dos documentos, ela não tem mais esse problema, pois a data de vencimento é avisada com antecedência pelo aplicativo. “Além disso, ela evita papéis e o acesso é muito mais fácil estando no celular.”

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, já foram baixadas cerca de 16.414.407 carteiras digitais de Trânsito, que guardam, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo. E com a mesma validade do impresso. Além disso, o aplicativo permite consultar o histórico de emissão da CNH e compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Além da visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o país.

De forma digital, o condutor pode receber notificações de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias; e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Outras funcionalidades serão incorporadas a partir de 2021 como, por exemplo, a possibilidade de indicação do real infrator, aquele condutor que efetivamente cometeu a infração, e não o proprietário do veículo”, explicou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro.

“Outra importante funcionalidade que vai ser agregada é a possibilidade de ser autorizada a transferência de veículo entre duas pessoas que possuam o aplicativo e possam fazer então essa transferência totalmente por meio de assinatura digital. São mais facilidades que esse importante documento de trânsito traz para a sociedade brasileira”, afirmou Carneiro.

Como obter

A Carteira Digital de Trânsito é disponibilizada gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS, acessíveis nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.

Para usar o serviço, é preciso ter a carteira de trânsito impressa com o QR Code na parte de trás. Já para obter o documento digital do veículo, é preciso estar com o número do Renavam do veículo, localizado na parte superior do documento, e do código de segurança do CRV, que é o antigo DUT.

Carteira Digital de Trânsito traz facilidades para o condutor

Veja como obter a versão digital do documento e tê-la no celular, sem papel e com menos burocracia

arteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo. E com a mesma validade do impresso. Em dezembro de 2020, o aplicativo somava 18 milhões de usuários.

Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a Carteira Digital de Trânsito avisa sobre o vencimento do documento, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas pelos órgãos autuadores de todo o país.

O aplicativo ainda permite ao condutor receber notificações de recall e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Preparamos um tira-dúvidas para você sobre a Carteira Digital de Trânsito:

Quem pode ter a carteira digital?

Para usar o serviço, é preciso ter a carteira de trânsito impressa com o QR Code na parte de trás.

Como obter a carteira digital?

Primeiro, é preciso instalar o aplicativo em seu celular na versão IOS ou Android. Após instalar o aplicativo, é hora de fazer o acesso pelo login único do gov.br.

Saiba como criar a conta.

Após feito o login, aponte a câmera do celular para o QR Code atrás da sua carteira de motorista. Depois, tire uma foto dentro do aplicativo. Ela será comparada com a sua foto no banco de dados do Detran.

A última etapa será a confirmação do CEP cadastrado no Detran do estado da sua carteira nacional de habilitação. Estando tudo correto, a Carteira de Trânsito Digital será gerada.

Houve erro e não foi possível conseguir o documento digital?

Nesse caso, a solução é ir até o Detran de origem para verificar sua situação. Muitas vezes, é necessário atualizar itens obrigatórios como número do celular, e-mail e CEP.

E como gerar o documento digital do veículo?

Para isso, você precisa do número do Renavam do veículo, localizado na parte superior do documento, e do código de segurança do CRV, que é o antigo DUT. O aplicativo gerará o documento automaticamente.

To Top