Benefícios

Segurados do INSS poderão arcar com despesa de perícia médica em caso de ação judicial

Segurados do INSS poderão arcar com despesa de perícia médica em caso de ação judicial A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3.814/2020, relatado pelo deputado Darci de Matos (PSD/SC), que altera os dispositivos legais referentes ao pagamento de perícias médicas judiciais. O PL determina que o brasileiro que tenha o beneficio previdenciário indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez — pague a perícia médica. Ou seja, somente vão poder entrar na Justiça para contestar a decisão do INSS as pessoas que tiverem dinheiro para pagar as custas. O texto agora vai para avaliação do Senado.

O advogado Guilherme Portanova, da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), critica a aprovação do PL na Câmara dos Deputados:

— A CCJ sequer deveria dar andamento a esse projeto que viola preceito fundamental da Constituição Federal, pois fere o acesso à Justiça assegurado pela Carta Magna — adverte.

— No seu artigo 5º, a Constituição diz que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito” — pontua Portanova.

Sete milhões de processos

Em análise técnica, o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) aponta o que classifica como “dificuldades” no projeto de lei: a transferência de responsabilidade do Estado ao cidadão e o condicionamento do acesso ao Poder Judiciário por critério meramente econômico (renda).

No documento ao qual o EXTRA teve acesso, o IBDP informa que, para recorrer à Justiça, o segurado terá que entrar com um recurso no INSS por via administrativa. No entanto, acrescenta, o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) — que julga o recurso — não dispõe de equipe de peritos para reavaliar a perícia médica feita pelo próprio INSS.

Segundo dados de janeiro de 2021, existem hoje mais de sete milhões de processos aguardando avaliação no conselho.

Diz ainda a nota técnica: “o IBDP considera que o substitutivo apresentado não resolverá o problema central — escassez orçamentária para o pagamento dos honorários médicos periciais — mas sim criará novos e graves problemas que certamente massificarão a judicialização, além de gerar interpretações desconexas por todo o país, representado grave risco à segurança jurídica e movimentando os Tribunais Superiores”. Fonte Extra

To Top