Asia

G7 diz que Irã está por trás de ataque a navio-tanque e ameaça paz e estabilidade

LONDRES (Reuters) – Ministros das Relações Exteriores do G7 disseram que o Irã está ameaçando a paz e a estabilidade internacionais e que todos os indícios disponíveis mostram que o país está por trás do ataque da semana passada ao navio-tanque Mercer Street.

“Todos os indícios disponíveis apontam claramente para o Irã. Não existe justificativa para este ataque”, disse o comunicado emitido pelo Reino Unido, que preside atualmente o grupo de sete economias ricas.

A embarcação era um navio-tanque de derivados de petróleo de bandeira liberiana e propriedade japonesa administrado pela empresa israelense Zodiac Maritime.

O Irã nega qualquer envolvimento no ataque de quinta-feira, que deixou dois tripulantes mortos, um britânico e um romeno.

Mas Reino Unido, Estados Unidos e outros culpam o Irã pelo ataque.

“O comportamento do Irã, assim como seu apoio a forças por procuração e elementos armados não-estatais, ameaçam a paz e a estabilidade internacionais”, disse o comunicado do G7.

“Conclamamos o Irã a suspender todas as atividades incompatíveis com resoluções relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e conclamamos todas as partes a desempenharem um papel construtivo no fomento da paz e da estabilidade regionais”.

A questão estava sendo debatida em uma reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta sexta-feira, mas não se espera que a entidade de 15 membros adote qualquer ação.

(Por William James)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH75165-BASEIMAGE

To Top