Doria nomeia Rodrigo Maia para secretaria no governo de SP
Brasil

Doria nomeia Rodrigo Maia para secretaria no governo de SP

Doria nomeia Rodrigo Maia para secretaria no governo de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nomeou nesta quinta-feira o deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ) como secretário de Projetos e Ações Estratégicas da gestão paulista, informou o governo estadual em nota.

Em maio, Maia foi expulso do DEM após divergências com o presidente da legenda, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, por causa da posição de parte dos parlamentares do partido de apoiar Arthur Lira (PP-AL) para a sucessão de Maia na presidência da Câmara dos Deputados. O deputado fluminense apoiava a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

O partido decidiu expulsar Maia após ele chamar publicamente ACM Neto de “oportunista” e “sem caráter”. O deputado atribui ao ex-prefeito a articulação em direção ao apoio a Lira, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e que elegeu-se presidente da Casa.

Após o episódio, Doria convidou Maia para ingressar no PSDB e o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, deixou o DEM e se filiou ao PSDB, tornando-se pré-candidato do partido ao governo paulista. Doria, que se quiser pode disputar a reeleição, concorrerá nas prévias tucanas que decidirão o candidato do partido ao Palácio do Planalto no ano que vem.

Maia, por sua vez, tem sido vinculado a uma possível filiação ao PSD, partido que recebeu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que também deixou o DEM.

Segundo a nota do governo de São Paulo, no novo cargo Maia será responsável por “agilizar os projetos de desestatização, acelerando as parcerias público-privadas e as concessões em andamento”.

“A experiência do Rodrigo Maia à frente da Câmara fortaleceu nele a capacidade de dialogar com governos, sociedade civil e setor produtivo, com eficiência e credibilidade. Todas as reformas que passaram sob sua liderança só foram possíveis por causa do diálogo, do senso de urgência e do olhar estratégico de quem sabe o que é verdadeiramente importante para o país”, disse Doria segundo a nota.

(Reportagem de Eduardo Simões)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7I0HN-BASEIMAGE

To Top