Flores cheirosas: veja as espécies mais perfumadas para jardim e mais!
Cotidiano

Flores cheirosas: veja as espécies mais perfumadas para jardim e mais!

Flores cheirosas: veja as espécies mais perfumadas para jardim e mais!

Deseja descobrir quais são as flores perfumadas mais cultivadas pelos jardins a fora? Confira a seguir os tipos de flores cheirosas para sua casa e jardim, suas características e curiosidades.

Quer deixar a sua casa mais perfumada? Descubra as flores mais cheirosas!

Flores são conhecidas por suas majestosas pétalas, de diferentes formatos, tamanhos e cores, sem falar naquelas que depois de desabrocharem, dão lugar à doces frutos. Contudo, quando pensamos em flores, a beleza é apenas uma das características marcantes dessas plantas.

O perfume, aroma das flores, é o que mais atrai as pessoas: quando você para próximo a um vaso florido ou avista um arbusto desabrochado, ou simplesmente passa por uma roseira em um jardim na sua rua, seu primeiro instinto é o de cheirar a flor para sentir e conhecer sua fragrância.

Então, nada mais justo do que trazer essa beleza unida ao bom cheiro para mais perto de você. Neste artigo, conheça os tipos de flores cheirosas que você pode ter em sua casa e no seu jardim, para alegrar e aromatizar o ambiente.

As flores mais cheirosas para dentro de casa

O cheiro das flores não serve apenas para deixar o ar em volta mais agradável. As flores podem servir como aromaterapia, te relaxando durante uma meditação ou até mesmo durante o seu sono, veja a seguir quais as flores cheirosas que você deve ter dentro da sua casa:

  • Orquídea Chocolate

Oncidium Sharry Baby, amplamente conhecida como Orquídea Sharry Baby ou Orquídea Chocolate, é a linda flor de uma das espécies de plantas mais cobiçadas para cultivo, que leva o nome de um doce popular pelo seu cheiro delicioso: o de chocolate.

Exalando um doce aroma de chocolate, ou até mesmo mel, ou chantilly, essa delicada flor não pode levar sol diretamente, deve ser mantida sob temperaturas entre 27ºc e 20ºc, e ter a mistura de adubos e substratos que preservem sua umidade natural. Lembre-se de não exagerar na rega para manter as raízes sem podridão.

  • Rosa

Rosas são o carro chefe das flores perfumadas. Sua popularidade é inegável pela grande beleza do formato de suas pétalas e cores, mas a rosa se torna ainda mais atraente quando solta um cheiro doce e frutado no ar, algumas variedades podem ter um cheiro que se assemelha à erva-doce.

Para cultivar suas rosas em casa, deixe o seu vaso posicionado em um local onde receba a luz do sol diretamente por pelo menos seis horas por dia. Certifique-se de que a terra esteja bem nutrida e sem excesso de água. Lembre-se de ao adquirir sua rosa, esteja discriminado se é do tipo de flor com cheiro.

  • Jasmim Açores

Mesmo sendo uma fragrância muito conhecida, nem todos os tipos de jasmim têm flores com cheiro. Jasmim Açores ou Jasminum azoricum, é uma variedade de jasmim de aroma forte e doce, que se sobressai ao anoitecer e é muito parecido com o de uma gardênia. As flores desabrocham na primavera e resistem até o outono.

Para cultivá-las e mantê-las com a florada saudável por todo esse tempo, mantenha sua jasmim açores sempre iluminada pelo sol, elas apreciam o calor, então no verão e primavera as exponha o máximo possível, no inverno, use luz artificial. Regue regularmente e não encharque o solo.

  • Flor de Cera

Uma trepadeira originária da Ásia, a Flor de Cera, Hoya carnosa, como é nomeada cientificamente, tem cachos de flores unidas com o formato de pequenas estrelas e textura carnuda, que a faz se assemelhar à flores de cera. Seu perfume doce quase não pode ser sentido durante o dia, mas fica extremamente pronunciado à noite.

Como as Orquídeas Chocolate, é uma flor delicada e se receber luz direta do sol, suas pétalas e folhas podem sofrer queimaduras. Coloque sua Flor de Cera em um local iluminado, mas protegido por sombras. Você pode apoiar a trepadeira com treliças ou um fio de ferro em seu vaso.

  • Lírio do Vale

A Convallaria majali, popularmente chamada de Lírio do Vale, é uma espécie de flores silvestres brancas e bem pequenas, em formato de um sino. Sua fragrância está presente em perfumes de diversas marcas e é muito popular. Seu cheiro doce traz a sensação de estar ao livre no campo.

De fácil cultivo, o lírio do vale pode perdurar no inverno ou durante o ano inteiro se estiver em um ambiente com abundante luz solar. Posicioná-las em janelas é ideal, pois adoram ficar expostas ao fluxo de ar. Antes da floração, regue-os com frequência, depois, diminua as regas, tenha cuidado com a quantidade de água para não apodrecer as raízes.

  • Narciso

Narcissus ou Narcisos, são uma espécie de flores de extensa variedade, que geralmente são encontradas nas cores amarelas e brancas. Como o caule da planta se curva antes da flor florescer e a deixa inclinada, ela leva esse nome em associação ao personagem da mitologia Narciso, que se inclinou sobre a água para ver o próprio reflexo.

Além de ter um nome antigo e teatral, seu perfume é selvagem, arremetendo a tons de terra e verde. Narcisos podem ser plantados em variados tipos de terra e devem receber muita luz indireta.

Fique atento: esta planta contém uma substância letal em seu caule, não realize podas sem usar equipamentos de proteção adequados.

  • Sardinheiras

O Gerânio, ou Sardinheira, é uma planta do gênero Pelargonium, cujas flores variam entre mais de 200 espécies. Elas crescem em cachos e possuem diversas cores, rosa, salmão, roxas, brancas, de variados tons de vermelho e entre outras.

Essas espécies diferentes se dividem em quatro grupos, um deles é o aromático, onde se encontraram a Pelargonium citriodorum, que tem cheiro cítrico e a Pelargonium graveolens, onde a folhagem é que será perfumada.

As Sardinheiras amam climas quentes e ambientes secos; seu vaso necessitará de uma boa estrutura de drenagem para que não acumule água ou excesso de umidade.

  • Álisso

Lobularia maritima, ou Álisso, ou Flor-de-Mel, essa flor perfumada, como um de seus nomes populares sugere, tem o aroma doce e intenso de mel. Elas são pequeninas, tanto no tamanho da flor quanto no tamanho em que crescem, são ideias para se ter em jardineiras na sua casa. Variam entre os tons roxo, laranja, rosa e branco.

São muito resistentes às temperaturas mais baixas, devem estar sob o sol, então evite plantá-las em locais que recebem muita sombra. Faça a rega de maneira regular e a terra pode ser misturada com terra vegetal.

  • Amor Perfeito

Amor Perfeito, a flor Viola tricolor, leva esses nomes por suas características fáceis de serem distinguidas: suas pétalas carregam três tons de cores diferentes, que vão do mais escuro no centro ao mais claro nas pontas; a mancha de coloração forte no centro pode se assemelhar à um coração, o símbolo do amor.

Além de uma forma bela e única, seu cheiro é tão bom quanto a sua aparência. Ela cresce de forma abundante em climas amenos, desde que exposta ao sol. Sua florada ocorre entre a primavera e o outono.

As flores mais cheirosas para o jardim

Melhor do que um jardim todo florido e colorido, é um jardim que exala perfumes primaveris e enche o ar com cheiros gostosos que vão de fragrâncias silvestres à aromas românticos e adocicados.

  • Jacinto

O Jacinto é uma flor cheirosa considerada como uma bela flor primaveril, sua floração é abundante e com uma fragrância floral muito acentuada. Essa flor se adapta bem ao clima frio, mas a duração da florada é curta.

Como o Jacinto tem flores e folhas grandes, de até 50 cm, você precisará não apenas de espaço, mas também de apoios para caso elas tombem com o seu próprio peso. O solo para cultivar o seu jacinto deve ser preparado e bem nutrido, ele aceita muito bem a luz direta do sol, mas também se adapta aos locais com sombra.

  • Magnólia

Magnólias são flores de grande porte, seus arbustos podem crescer até 25 metros de altura de forma natural, suas pétalas variam entre a cor lilás e a branca, e o seu cheiro doce é um dos mais fortes presentes entres as flores perfumadas.

Além de grandes e lindas flores cheirosas, a magnólia precisa ser plantada em um local com bastante espaço, pois seu arbusto não é apenas alto, mas também largo, procure não colocar outra planta em suas proximidades. Luz do sol direta, drenagem do solo adequada e um solo fértil é o cenário ideal para essas flores.

  • Gardênia

As Gardênias são as favoritas quando se trata de flores perfumadas, pois facilmente você pode sentir sua fragrância frutada bem forte. Mesmo que sejam mais comuns em jardins, você também pode plantá-las em casa sem nenhum problema.

Essas belíssimas flores brancas e de folhas verdes escuras, aprecia o calor moderado durante o dia e o frio durante a noite, serão nas temperaturas noturnas mais amenas que a floração se desenvolverá melhor. O solo onde for plantado deve ser fertilizado. A umidade é bastante importante para essa flor, então usar borrifadores nos dias mais secos ajudará bastante.

  • Glicínia

A flor dos amantes, a Wisteria sinensis, Glicínia, é uma planta trepadeira que cai em cascatas, quando posta para crescer e se prender em arcos, pode formar um altar dos sonhos para os pedidos e confissões amorosas, não só na aparência, o cheiro primaveril da flor vai te fazer sentir como se estivesse em um belo romance.

Suas pétalas variam entre os tons de roxo e azul, elas podem crescer na sombra, mas para seu pleno desenvolvimento devem estar expostas ao sol. Um bom local para plantá-las é na parede da frente de sua casa, embaixo de uma janela, ou em um muro próximo aos portões, garantindo um belo caminho perfumado.

  • Jasmim-manga

Plumeria rubra, a linda Frangipani, também chamada de Jasmim-manga, floresce em uma árvore de pequeno porte que pode atingir entre 2 e 4 metros de altura. A Jasmim-manga leva esse nome pelo seu cheiro doce como o jasmim e por ter as folhas parecidas com as da árvore da fruta.

Se algum dia você se perguntou quais seriam as flores usadas nos colares havaianos que vemos nos filmes, e se elas têm algum perfume, a resposta é a Plumeria, e sim, além de enfeitar e encantar os olhos, exalam uma fragrância agradável. Realize o plantio em qualquer época do ano, sua floração acontecerá durante o inverno e a primavera.

  • Madressilva

Outra trepadeira com um cheiro agradável é a Madressilva. Diferente da Wisteria sinensis, sua fragrância é mais forte e adocicada. Ideal para crescer e se expandir em cercados, a madressilva atrai muitos polinizadores por ser uma rica fonte de pólen e até mesmo de néctar.

As madressilvas nativas são menos invasivas que a chamada madressilva japonesa, prefira elas na hora de plantar para poder administrar melhor o seu crescimento. Deixe-as crescer sob o sol, quanto ao solo, aquelas que têm a flor amarelada se adaptam bem em diversos cenários.

  • Lavanda

Um cheiro familiar encontrado em perfumes, desinfetantes, incensos, cremes e sabonetes, a Lavanda é uma flor que tem uma das fragrâncias mais reproduzidas e apreciadas por todos. Seu cheiro suave e adocicado é sinônimo de calmaria.

A Lavanda é uma boa pedida para se cultivar em seu jardim, pois os cuidados são mínimos. É uma flor resistente e que não gosta de umidade, seu perfume durará por toda sua florada que pode acontecer por um ano inteiro. Ela precisará de muito sol e água quando a terra estiver muito seca.

  • Trombeta de Anjo

Brugmansia suaveolens, a Trombeta de Anjo, é uma flor cheirosa que cresce em um grande arbusto que pode atingir até 5 metros de altura, sendo considerada até mesmo uma árvore de pequeno porte. Seu perfume é doce e forte, uma ótima aquisição para jardins espaçosos.

No entanto, deve-se ser cuidadoso com essa flor, a Trombeta de Anjo é uma planta muito utilizada na medicina por causa de suas fortes toxinas, então recomenda-se que o seu cultivo seja feito em um ambiente controlado que não tenha a presença de crianças ou animais.

Você pode verificar com a prefeitura de sua cidade se o plantio dessa flor perfumada é permitido em sua região.

Deixe a sua casa mais perfumada com as flores cheirosas!

Unindo beleza, natureza e boas fragrâncias, cultivar flores cheirosas trará novos ares para sua vida. Viver em um lugar colorido e que estimule os seus sentidos pode ser extremamente terapêutico e alegre, e, também, um ótimo cartão de visita para se ter e se orgulhar.

Depois de conhecer todas essas flores de beleza inquestionável e perfumes naturalmente inebriantes, explorar as possibilidades e escolher o aroma que mais gostar, suas flores cheirosas te farão não querer estar em outro lugar que não o interior da sua casa ou seu jardim.

Você já pode planejar e colocar em prática um ambiente com o cheiro ideal que vai preencher o seu dia a dia.

To Top