Benefícios

Detran: Saiba como ter o licenciamento de seu carro em dia e obter o CRLV Digital

licenciamento de veículos

Detran: Saiba como ter o licenciamento de seu carro em dia e obter o CRLV Digital Em virtude da pandemia, o Detran.RJ alterou o calendário para o licenciamento de veículos. Por isso, os prazos para regularizar a documentação deste ano expiram entre setembro e dezembro, a depender do final da placa. Mesmo sem vistoria nos postos, é preciso quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37. Desde o início do ano, o órgão não emite mais o documento físico em papel-moeda verde. Por isso, após a compensação do pagamento no banco, o usuário terá acesso ao licenciamento digital (CRLV-e). O download do documento pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran.

Na versão digital, é possível compartilhar o CRLV com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Se uma família divide um único carro, por exemplo, todos poderão ter o documento em seus smartphones. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.

No aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ainda é possível cadastrar todos os veículos vinculados a um único CPF, a fim de que todos os documentos fiquem concentrados no mesmo espaço, de modo mais prático. A alternativa é útil para motoristas que têm mais de um carro.

Outra novidade é que, por determinação do governo federal, o seguro DPVAT não está sendo cobrado para o licenciamento de 2021.

Tire as suas dúvidas

Qual o prazo limite para o licenciamento de 2021?

Carros com finais de placas 1 e 2 têm até 30 de setembro. Veículos com finais 3, 4 e 5 podem fazer a regularização até 31 de outubro. Finais 6, 7 e 8 têm até 31 de novembro. Já aqueles com placas terminadas em 9 e 0 podem fazer a regularização até 31 de dezembro.

Até quando posso fazer o licenciamento de 2020?

Veículos com finais de placa 0, 1 e 2 tiveram até o dia 27 de fevereiro de 2021 para obter o documento de 2020. Já aqueles com finais 3, 4, 5 e 6 tiveram até 31 de março de 2021. E os que terminam com 7, 8 e 9, até 30 de abril de 2021.

Estou com anos anteriores atrasados, posso fazer a atualização?

Sim. Para isso, é preciso pagar as guias GRT deste ano e dos anos em atraso, além do seguro DPVAT do período anterior. Depois disso, o documento será atualizado no aplicativo em aproximadamente 15 dias. Vale lembrar que o seguro DPVAT para o licenciamento de 2021 não está sendo cobrado.

Como ter acesso ao CRLV 2021?

O primeiro passo é baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), gratuitamente, na Apple Store ou no Google Play. Em seguida, é necessário clicar em “Entrar com gov.br”, fazer o cadastro com CPF e criar uma conta.

Após fazer o login, selecione “Veículos”, informe o número do Renavam e o número de segurança do CRV (antigo DUT, com 11 caracteres). Selecione incluir para ter pronto o seu CRLV Digital.

O que fazer quando o proprietário do veículo não tem celular?

O documento pode ser obtido no site do Denatran e impresso em papel comum. A versão física do licenciamento tem um QR Code para validação.

Não consigo obter meu licenciamento digital, não atualiza no aplicativo. O que fazer?

Existem algumas situações que podem estar impedindo o download do licenciamento, como CPF logado no aplicativo diferente do vinculado ao documento; multas do veículo em atraso; taxa GRT não quitada; e Certificado de Segurança Veicular (CSV) de carro com GNV emitido em ano anterior ao vigente.

Se não se encaixar em nenhuma dessas situações, tente atualizar o aplicativo, faça logout e entre novamente. Ou exclua o documento anterior e repita o procedimento de atualização do app.

Por que preciso pagar a GRT se o licenciamento é digital e não há mais o custo de impressão?

A taxa do GRT, cuja cobrança é definida por lei, não se refere à impressão, mas sim ao suporte informático, de produção, controle e manutenção dos bancos de dados envolvidos, além de despesas com pessoal. Fonte: Extra Globo

To Top