Benefícios

Receita Federal: Brasileiros que ficaram na malha fina do Imposto de Renda

Receita Federal: Brasileiros que ficaram na malha fina do Imposto de Renda Número representa 2,4% das declarações entregues neste ano; principal motivo é a omissão de rendimentos sujeitos a ajuste.

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (30) que 869.302 contribuintes ficaram com a declaração do IR (Imposto de Renda) de 2021 na malha fina, 2,4% do total de 36.868.780 entregues neste ano.

Segundo o órgão, a maior parte, 666.647 (76,7%), são declarações com imposto a restituir, Outras 181.992 (20,9%) do total com problemas têm valores a pagar. Com saldo zero com a Receita estão 20.663 (2,4%).

Os principais motivos para os contribuintes terem caído na malha fina são: 

– 41,4% – omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual;

– 30,9% – erros nas deduções da base de cálculo; 

– 20% – divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física.

A Receita orienta os contribuintes a regularizarem as pendências mostradas no Extrato do Processamento da DIRPF, no campo Meu Imposto de Renda, no site do órgão.

É possível corrigir as informações sem qualquer multa ou penalidade, por meio de declaração retificadora. “Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado”, explica a Receita.

Também há como alternativas aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar a documentação necessária ou apresentar virtualmente os comprovantes que atestam os valores declarados e apontados como pendentes no extrato. Fonte: R7

To Top