Neste ano mais de 860 mil brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda
Benefícios

Neste ano mais de 860 mil brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda

Imposto de Renda, IRPF, IR, IR 2020, RECEITA FEDERAL

Neste ano mais de 860 mil brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda Número representa 2,4% das declarações entregues neste ano; principal motivo é a omissão de rendimentos sujeitos a ajuste.

A Receita Federal divulgou que 869.302 contribuintes ficaram com a declaração do IR (Imposto de Renda) de 2021 na malha fina, 2,4% do total de 36.868.780 entregues neste ano.

Segundo o órgão, a maior parte, 666.647 (76,7%), são declarações com imposto a restituir, Outras 181.992 (20,9%) do total com problemas têm valores a pagar. Com saldo zero com a Receita estão 20.663 (2,4%).

Os principais motivos para os contribuintes terem caído na malha fina são: 

– 41,4% – omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual;

– 30,9% – erros nas deduções da base de cálculo; 

– 20% – divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física.

A Receita orienta os contribuintes a regularizarem as pendências mostradas no Extrato do Processamento da DIRPF, no campo Meu Imposto de Renda, no site do órgão.

É possível corrigir as informações sem qualquer multa ou penalidade, por meio de declaração retificadora. “Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado”, explica a Receita.

Também há como alternativas aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar a documentação necessária ou apresentar virtualmente os comprovantes que atestam os valores declarados e apontados como pendentes no extrato. Fonte: R7

To Top