Benefícios

Detran vai aceitar PIX nos atuais serviços

Detran vai aceitar PIX nos atuais serviços Guias referentes a serviços veiculares, como segunda via do documento do carro, e de habilitação estão entre débitos que podem ser quitados através da nova modalidade.

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) passou a aceitar o pagamento de taxas para diferentes serviços para veículos e habilitação, além de multas, via PIX. Segundo o órgão, a opção permite que a quitação do débito conste mais rapidamente no sistema.

De acordo com o departamento, podem ser pagas, via PIX, taxas como segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), comunicação de venda, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pagamento dos exames teórico e prático, adição de categoria e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Segundo o gestor de informática do Detran-PE João Martins, o cidadão faz deve acessar o site do Detran, escolher o serviço desejado e gerar a guia de pagamento. É nesse momento que fica disponível o código de barras, para o pagamento via boleto, e o QR Code, que deve ser utilizado por aqueles que preferirem quitar o débito via PIX.

Pagamento via PIX deve ser feito pela leitura do QR code que fica no canto direto inferior da guia gerada no site do Detran.

“Com esse QR Code, você tem acesso ao PIX. Ao fazer a leitura do código, ele abre o aplicativo do banco, que diferentemente do código de barras que só havia cinco opções, agora tem mais de 750 opções de bancos credenciados pelo Banco Central para executar o pagamento”, explicou.

O gestor explicou, ainda, que não é necessário adicionar nenhuma outra informação no aplicativo do banco para completar a transação.

“O QR Code já dá acesso a todas as informações do banco e já identifica como pagamento do Detran. Não precisa colocar telefone, e-mail ou CPF, como as transações para pessoa física”, detalhou. Fonte: G1

To Top