Asia

Clubes espanhóis aprovam investimento de 1,9 bi de euros da CVC Capital

Os times de futebol da Espanha aprovaram um investimento de 1,994 bilhão de euros do fundo de capital privado CVC Capital Partners, o primeiro acordo do tipo na Europa, mas quatro clubes ficaram de fora, incluindo o Barcelona e o Real Madrid.

Nesta sexta-feira, 37 clubes votaram a favor do acordo “LaLiga Boost”, que dá à CVC uma participação de 8,2% em uma nova empresa que colherá rendimentos de direitos de transmissão e patrocínio da liga espanhola.

Real Madrid, Barcelona, Atlético de Bilbao e Ibiza votaram contra o acordo, disse à Reuters uma fonte a par das negociações. Não surgiram comentários oficiais imediatos deste times, nem detalhes de suas próximas ações.

Ao menos 32 dos 42 times da primeira e da segunda divisões espanholas precisavam apoiar o plano. Além das quatro objeções, um clube se absteve, disse a fonte, sem identificá-lo.

A liga espanhola disse que o acordo seria de 2,7 bilhões de euros quando ele foi revelado, em agosto. A cifra mais baixa de 1,994 bilhão de euros anunciada nesta sexta-feira refletiu os clubes que se abstiveram e será dividida entre os clubes participantes, sendo paga ao longo de um período de três anos, disse a liga.

O negócio marca o primeiro acordo de investimento de uma empresa de capital privado em uma grande liga europeia.

“Este é um novo marco na história da LaLiga e de seus clubes”, disse o presidente da liga espanhola, Javier Tebas.

(Por Fernando Kallas e Inti Landauro)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHB90SC-BASEIMAGE

To Top