Asia

UE está em “modo dissuasão” e estuda sanções contra Rússia devido à Ucrânia

Por Robin Emmott e Sabine Siebold

BRUXELAS (Reuters) – A União Europeia está debatendo uma possível nova rodada de sanções econômicas contra a Rússia com os Estados Unidos e o Reino Unido, mas nenhuma decisão será tomada nesta segunda-feira, disse o diplomata mais graduado do bloco.

A UE e os EUA impuseram sanções econômicas à Rússia em julho de 2014, visando seus setores de energia, bancário e de defesa, e estão cogitando medidas adicionais se a Rússia tentar invadir a Ucrânia após um reforço de soldados em suas fronteiras.

“Estamos em modo dissuasão”, disse Josep Borrell aos repórteres ao chegar para uma reunião de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas.

“De qualquer maneira, enviaremos um sinal claro de que qualquer agressão contra a Ucrânia terá um custo alto para a Rússia… estamos estudando junto com os EUA e o Reino Unido quais poderiam ser (as sanções), quando e como, de maneira coordenada.”

Líderes ocidentais temem um ataque da Rússia, que anexou a Crimeia em 2014 e apoia separatistas que controlam partes do leste ucraniano e estão combatendo forças do governo da Ucrânia.

A Rússia diz não ter intenção de invadir a Ucrânia e acusa o país vizinho de ter enviado metade de seu Exército para confrontar os separatistas.

“Estamos convencidos de que a Rússia realmente está se preparando para uma guerra propriamente dita contra a Ucrânia. Provavelmente é um acontecimento inédito desde a Segunda Guerra Mundial”, disse o chanceler lituano, Gabrielius Landsbergis.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBC0MV-BASEIMAGE

To Top