Asia

Putin e Xi debaterão retórica “agressiva” de EUA e Otan, diz Kremlin

MOSCOU (Reuters) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, debaterão tensões na Europa e a retórica “agressiva” dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) durante uma videochamada na quarta-feira, informou o Kremlin.

A conversa acontecerá em um momento de tensão alta nas relações dos dois países com o Ocidente: a China está sendo pressionada na seara dos direitos humanos e a Rússia devido à mobilização de soldados perto da fronteira com a Ucrânia.

“A situação das relações internacionais, especialmente no continente europeu, é muito, muito tensa agora e exige debate entre aliados”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, referindo-se aos governos russo e chinês.

“Vemos uma retórica muito, muito agressiva do lado da Otan e dos EUA e isso exige debate entre nós e os chineses.”

A Rússia cultiva laços mais próximos com a China à medida que suas relações com o Ocidente pioram e Putin usa a parceria como maneira de contrabalançar a influência dos EUA ao mesmo tempo em que fecha acordos lucrativos, especialmente de energia. Neste ano, ele e Xi concordaram em renovar um tratado de amizade e cooperação de 20 anos.

Peskov disse que eles terão uma conversa longa com uma pauta ampla, que incluirá também energia, comércio e investimento.

A conversa ocorrerá oito dias depois de uma videochamada entre a Rússia e os EUA na qual o presidente norte-americano, Joe Biden, alertou Putin a não invadir a Ucrânia e o líder russo respondeu que a Rússia precisa de garantias de segurança de valor legal do Ocidente.

(Por Dmitry Antonov)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759))

REUTERS ES

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBD0OT-BASEIMAGE

To Top