Europe

Estados da UE podem usar remédio contra Covid da Pfizer, diz regulador

Países da União Europeia podem usar o remédio antiviral contra a Covid-19 da Pfizer, Paxlovid, logo depois do diagnóstico de uma infecção, embora a análise completa do medicamento para aprovação regulatória ainda não tenha sido terminada, afirmou o órgão regulador de remédios do bloco nesta quinta-feira.

Pacientes que corram o risco de sofrer versões graves da infecção devem começar o tratamento de cinco dias com Paxlovid assim que possível após o diagnóstico ou durante cinco dias de sintomas, mas não quando oxigênio suplementar já for exigido.

“O conselho da agência agora pode ser usado para apoiar recomendações nacionais sobre o possível uso do remédio antes da autorização de comercialização”, afirmou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) em um comunicado.

A Agência concedeu esse tipo de liberação antes para algumas drogas injetáveis baseadas em anticorpos, com os governos tentando reforçar seus arsenais para enfrentar a nova variante Ômicron do coronavírus. A Ômicron provavelmente já ficou resistente a alguns medicamentos baseados em anticorpos.

Dados publicados esta semana mostraram que o remédio da Pfizer era quase 90% eficaz em prevenir internações e mortes em pacientes de alto risco, e dados de laboratório recentes sugerem que o remédio mantém sua efetividade contra a Ômicron, que se espalha muito rapidamente.

Essas decisões acontecem no momento em que a região sofre para domar um pico de infecções, que ameaça sobrecarregar os sistemas de saúde. A rápida disseminação da Ômicron levou alguns governos a reimpor restrições antes dos feriados de fim de ano.

(Reportagem de Ludwig Burger)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBF108-BASEIMAGE

To Top