Economia

Vendas de novas moradias nos EUA disparam a máxima em 7 meses em novembro

As vendas de novas moradias unifamiliares nos Estados Unidos atingiram uma máxima em sete meses em novembro, impulsionadas por uma aguda escassez de casas usadas no mercado, mas o aumento dos preços das residências é um obstáculo para compradores de primeira viagem.

As vendas de casas novas cresceram 12,4% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 744 mil unidades, nível mais alto desde abril, informou o Departamento do Comércio nesta quinta-feira. O ritmo de vendas de outubro foi revisado para baixo para mostrar 662 mil unidades, ante 745 mil divulgadas anteriormente.

As vendas aumentaram no densamente povoado Sul, bem como no Oeste e Nordeste, mas caíram no Meio-Oeste dos EUA.

Economistas consultados pela Reuters previam alta nas vendas de novas moradias, que respondem por mais de 10% das negociações de casas nos EUA, para uma taxa de 770 mil unidades.

As vendas caíram 14,0% em novembro em relação ao mesmo período no ano anterior. O pico foi alcançado em janeiro, com 993 mil unidades vendidas, maior patamar desde o fim de 2006.

Na quarta-feira, a Associação Nacional de Corretores informou que o estoque de moradias usadas caiu para uma mínima em oito meses em novembro.

O preço médio de uma casa nova subiu 18,8% em novembro frente a um ano antes, para 416.900 dólares. Havia 402 mil novas residências no mercado, em comparação com 392 mil em outubro.

Casas em construção representam 62,9% do estoque, com as moradias pendentes de construção respondendo por cerca de 27,4%.

(Por Lucia Mutikani)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBM0P5-BASEIMAGE

To Top