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Criminosos aplicam golpes em entregas de delivery: entenda

Criminosos aplicam golpes em entregas de delivery: entenda Um novo golpe ameaça clientes de aplicativos de entrega, como aconteceu com o publicitário Daniel Gonçalves de Oliveira, de 29 anos, na última semana. Após realizar um pedido em um fast food via Uber Eats e pagar previamente pelo celular, Daniel foi abordado por um suposto entregador em seu endereço, fazendo uma nova cobrança de frete. Segundo o homem, o entregador cadastrado no aplicaitivo que estava responsável pela encomenda teria sofrido um acidente em seu percurso, e o estabelecimento gastronômico teria llhe enviado, por conta própria, para concluir o serviço.

A promessa era de que a nova taxa de frete, que deveria ser paga com um cartão de crédito, seria estornada pelo Uber Eats em seguida. Mas Daniel suspeitou se tratar de um golpe, imaginando que a intenção do criminoso fosse digitar um valor exorbitante na maquininha e distrai-lo no momento do pagamento, para que ele fosse realizado, ou mesmo clonar o cartão. E se recusou a realizar o procedimento.

— O pedido era de uma rede de fast food que não tem delivery próprio, e eu já sabia que o golpe estava rolando. Ele estava com o meu pedido e tinha todas as informações da entregadora que aceitou o meu pedido. Ele insistiu ainda e disse que podia falar com a gerente dele para confirmar, porque ela não entendia muito bem de digital, mas tinha dito que a taxa seria reembolsada — conta Daniel.

Segundo o publicitário, o suspeito realmente estava com seu pedido e em poder da conta do entregador que atendeu o restaurante para levar seu pedido.

— O meu maior medo é que a pessoa tinha meus dados, sabia meu endereço e não estava sozinho. Tinha outro cara numa moto esperando pelo entregador do outro lado da rua, e meu prédio estava sem porteiro no momento da suposta entrega — lembrou Daniel, criticando a falta de assistência recebida ao relatar o caso: — O pedido foi feito pelo Uber Eats. Demorou pouco mais de 30 minutos para que eles estornassem o valor, mas não fizeram nada a respeito sobre o bloqueio da conta nem entraram em contato para checar a segurança.

O que diz a empresa

Daniel fez certo ao se recusar a pagar o frete novamente. Procurado pelo EXTRA, o Uber Eats afirmou que está “continuamente reforçando que os usuários sempre façam o pagamento conforme informado no pedido. A Uber informa sempre aos seus usuários que não retifica valores e nunca faz cobranças adicionais por meio de entregadores parceiros, seja com dinheiro ou com maquininha. No caso em questão, a conta do entregador foi desativada e a Uber se coloca totalmente à disposição para colaborar com autoridades no curso das investigações, observando a legislação brasileira aplicável’.

O aplicativo ainda informou que o sistema de avaliações dos parceiros, feito pelos usuários, é a maneira mais prática e eficaz de mensurar a qualidade do serviço que está sendo prestado.

“Parceiros com sucessivas avaliações negativas podem, inclusive, ter as contas desativadas da plataforma. Parceiros que descumpram os Termos de Uso da plataforma (por exemplo, com seguidos cancelamentos injustificados, reiteradas denúncias de extravio de pedidos ou tentativas de fraude identificadas por nossos sistemas e equipes) também estão sujeitos à desativação”, pontuou. Fonte Extra

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