X

Cesp aprova relação de troca para incorporação à nova companhia da Votorantim e CPPIB

SÃO PAULO (Reuters) – A Cesp informou nesta segunda-feira que seu conselho de administração aprovou a relação de troca de ações para a operação de incorporação da companhia à nova geradora de energia constituída por seus acionistas controladores, Votorantim e CPPIB, a VTRM.

Os termos aprovados preveem que cada acionista da Cesp, excluindo controladores, receberá 6,5679 ações ordinárias e 0,0954 ação preferencial (compulsoriamente resgatáveis, nesse caso) da VTRM para cada ação da Cesp em sua posse.

Segundo o comunicado, os valores foram livremente negociados entre a administração da VTRM e o comitê independente criado pela Cesp para avaliar a reorganização societária.

Para calcular a relação de troca de ações, foi atribuído um valor econômico de 9,1 bilhões de reais à Cesp, equivalente a aproximadamente 27,93 reais por ação. Já os ativos da Votorantim Geração de Energia que passarão para a VTRM foram valorados em 2,8 bilhões de reais. Os cálculos consideraram ainda os 1,5 bilhão de reais, em dinheiro, que será aportado pelo CCPPIB na nova companhia.

O valor econômico atribuído à VTRM, sem considerar a participação que detém na Cesp e os efeitos da reorganização societária, foi calculada em 4,5 bilhões de reais.

Relacionadas

Com a operação proposta, após a incorporação da Cesp na VTRM, a Votorantim terá participação de 37,74% na nova empresa, enquanto o CPPIB ficará com 31,94% e outros acionistas, 30,32%.

A Cesp deverá convocar uma assembleia geral extraordinária de acionistas para deliberar a respeito da incorporação. A expectativa é que a operação esteja concluída até o mês de abril.

Em paralelo, Votorantim e CPPIB seguem com outros passos referentes à constituição da nova geradora de energia, e esperam concluí-los até o início de fevereiro, afirma o comunicado.

(Por Letícia Fucuchima)