Regras para ter os benefícios da Carteira do Idoso em 2022
Benefícios

Regras para ter os benefícios da Carteira do Idoso em 2022

Carteira do Idoso

Regras para ter os benefícios da Carteira do Idoso em 2022 A Carteira do Idoso é o documento que garante à pessoa idosa acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). 

A carteira deve ser gerada para as pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

Para emitir a carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município. Lá, ele será inscrito no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso a pessoa já tenha seus dados no Cadastro Único, o Cras irá verificar o NIS existente e solicitar o documento.

Além do NIS, a carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e a foto. A Carteira do Idoso poderá ser emitida após 90 (noventa) dias, a contar da data de cadastramento e ou atualização cadastral no Cadastro Único. Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida poderá ser fornecida Declaração Provisória com prazo de validade de até 180 (cento e oitenta) dias.

Requerer a carteira

A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

Documentação em comum para todos os casos

NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)

CANAIS DE PRESTAÇÃO   Web :   https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA Não estimado ainda

Emitir a carteira (emissão pela própria pessoa idosa)a) Acessar o site da carteira do idoso

A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br.c) Emitir sua carteirad) Imprimir ou guardar a carteira digital

Documentação em comum para todos os casos

NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)

CANAIS DE PRESTAÇÃO  

Emitir a carteira nos CRASa) Ir até o CRAS: Localize o CRAS mais próximo aqui. 

b) Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS. 

c) Imprimir,  guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp

Documentação em comum para todos os casos

NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)

CANAIS DE PRESTAÇÃO  

Presencial : No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia.No site, a emissão é imediata. Quando solicitado na CRAS, o prazo é de 45 dias a contar da inscrição do Cadastro Único. 

 Tempo estimado de espera  Até 1 dia(s) útil(eis)

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA Não estimado ainda

Quanto tempo leva?Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado

Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único e posteriormente poder emitir a carteira. O prazo entre o cadastro no Cadastro Único e a emissão da carteira poderá ser de até 45 (quarenta e cinco) dias. 
Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Telefone: 121 (de 7h a 19h – horário de Brasília) CHAT: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/  (de 8h a 18h – horário de Brasília)

E-mail: rede.suas@cidadania.gov.br Ouvidoria: falabr.cgu.gov.br/

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