Saiba como conseguir a Carteira do Idoso
Benefícios

Saiba como conseguir a Carteira do Idoso

Carteira do Idoso

Saiba como conseguir a Carteira do Idoso A Carteira do Idoso é o documento que garante à pessoa idosa acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). 

A carteira deve ser gerada para as pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

Para emitir a carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município. Lá, ele será inscrito no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso a pessoa já tenha seus dados no Cadastro Único, o Cras irá verificar o NIS existente e solicitar o documento.

Além do NIS, a carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e a foto. A Carteira do Idoso poderá ser emitida após 90 (noventa) dias, a contar da data de cadastramento e ou atualização cadastral no Cadastro Único. Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida poderá ser fornecida Declaração Provisória com prazo de validade de até 180 (cento e oitenta) dias.

Requerer a carteira

A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

Documentação em comum para todos os casos

NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)

CANAIS DE PRESTAÇÃO   Web :   https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA Não estimado ainda

Emitir a carteira (emissão pela própria pessoa idosa)a) Acessar o site da carteira do idoso

A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br.c) Emitir sua carteirad) Imprimir ou guardar a carteira digital

Documentação em comum para todos os casos

NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)

CANAIS DE PRESTAÇÃO  

Emitir a carteira nos CRASa) Ir até o CRAS: Localize o CRAS mais próximo aqui. 

b) Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS. 

c) Imprimir,  guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp

Documentação em comum para todos os casos

NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)

CANAIS DE PRESTAÇÃO  

Presencial : No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia.No site, a emissão é imediata. Quando solicitado na CRAS, o prazo é de 45 dias a contar da inscrição do Cadastro Único. 

 Tempo estimado de espera  Até 1 dia(s) útil(eis)

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA Não estimado ainda

Quanto tempo leva?Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado

Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único e posteriormente poder emitir a carteira. O prazo entre o cadastro no Cadastro Único e a emissão da carteira poderá ser de até 45 (quarenta e cinco) dias. 
Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Telefone: 121 (de 7h a 19h – horário de Brasília) CHAT: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/  (de 8h a 18h – horário de Brasília)

E-mail: rede.suas@cidadania.gov.br Ouvidoria: falabr.cgu.gov.br/

To Top