Saiba como conseguir a Carteira do Idoso
Saiba como conseguir a Carteira do Idoso A Carteira do Idoso é o documento que garante à pessoa idosa acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).
A carteira deve ser gerada para as pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.
Para emitir a carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município. Lá, ele será inscrito no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso a pessoa já tenha seus dados no Cadastro Único, o Cras irá verificar o NIS existente e solicitar o documento.
Além do NIS, a carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e a foto. A Carteira do Idoso poderá ser emitida após 90 (noventa) dias, a contar da data de cadastramento e ou atualização cadastral no Cadastro Único. Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida poderá ser fornecida Declaração Provisória com prazo de validade de até 180 (cento e oitenta) dias.
Requerer a carteira
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
Documentação em comum para todos os casos
NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)
CANAIS DE PRESTAÇÃO Web : https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA Não estimado ainda
Emitir a carteira (emissão pela própria pessoa idosa)a) Acessar o site da carteira do idoso
A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br.c) Emitir sua carteirad) Imprimir ou guardar a carteira digital
Documentação em comum para todos os casos
NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)
CANAIS DE PRESTAÇÃO
Emitir a carteira nos CRASa) Ir até o CRAS: Localize o CRAS mais próximo aqui.
b) Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS.
c) Imprimir, guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp
Documentação em comum para todos os casos
NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único)
CANAIS DE PRESTAÇÃO
Presencial : No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia.No site, a emissão é imediata. Quando solicitado na CRAS, o prazo é de 45 dias a contar da inscrição do Cadastro Único.
Tempo estimado de espera : Até 1 dia(s) útil(eis)
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA Não estimado ainda
Quanto tempo leva?Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único e posteriormente poder emitir a carteira. O prazo entre o cadastro no Cadastro Único e a emissão da carteira poderá ser de até 45 (quarenta e cinco) dias.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Telefone: 121 (de 7h a 19h – horário de Brasília) CHAT: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/ (de 8h a 18h – horário de Brasília)
E-mail: [email protected] Ouvidoria: falabr.cgu.gov.br/