Benefícios

IPVA: vencem nesta sexta (21) primeira parcela e cota única de carros com final 0

IPVA: vencem nesta sexta (21) primeira parcela e cota única de carros com final 0 Começa nesta sexta-feira, dia 21, o calendário de pagamentos da primeira parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVAde 2022 para quem tem final de placa 0.

O governo estadual do Rio oferece desconto de apenas 3% para quem pagar à vista, ou a possibilidade de parcelar o valor integral em até três vezes, segundo calendário de pagamento.

Como emitir a guia?

Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) deve ser emitida pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br) ou pelo Portal do IPVA (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/).

Para a emissão da guia no site do banco, o interessado deve selecionar no site a opção “Produtos e Serviços” (à esquerda da tela) e, em seguida, clicar em “Serviços”. Depois, é preciso escolher “Pagamentos”, localizar a opção ‘Tributos’ e clicar em ‘DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM’ , e em seguida: ‘Gerar Boleto’.

Ainda nesta página, o motorista deve escolher, dentro da opção “Tributos”, o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”. Uma lista de telefones para esclarecer dúvidas será apresentada. No final dela, haverá a opção “Gerar boleto”.

A partir daí, é preciso ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando em “Continuar”.

Na página da Secretaria estadual de Fazenda, ao selecionar “IPVA – GRD”, o interessado será encaminhado para a página do Bradesco, onde deverá informar o número do Renavam e o código de segurança fornecido pelo site.

Licenciamento anual

Apesar de ser exigido pelo Denatran, o não pagamento do IPVA não impede o licenciamento anual do veículo no Rio de Janeiro. De acordo com o Detran.RJ, apenas é necessário quitar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) do Detran-RJ referente ao exercício 2022, já disponível para impressão no site do Bradesco (www.bradesco.com.br), no valor de R$ 242,26.

Após quitar a guia, o motorista pode ter acesso ao documento de modo digital,pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran, já que o CRLV desde 2021 não é mais impresso em papel-moeda.

Na versão digital, é possível compartilhar o CRLV com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Se uma família divide um único carro, por exemplo, todos poderão ter o documento em seus smartphones. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.

Além disso, assim como ocorreu no ano passado, a taxa pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT) não está sendo cobrada. Fonte: Extra Globo

To Top