Auxílio Brasil

Auxílio Emergencial: Como reaver?

Auxílio Emergencial: Como reaver? Leitor recebeu uma parcela do auxílio emergencial mas não sacou no banco e agora o dinheiro não está mais disponível.

Como fazer para reaver a última parcela do auxílio emergencial que a Caixa Econômica devolveu por falta de eu retirar na agência? Resposta: Não é possível reaver a parcela.

Os recursos não sacados na conta de depósito do Bolsa Família ou nas poupanças sociais digitais abertas e não movimentadas no prazo de 120 dias retornam para os cofres da União.

O período de validade da parcela do auxílio emergencial é de 120 dias  contados  da  data  da  disponibilidade  da  parcela.

Auxílio emergencial não garante direito automático ao Auxílio Brasil

Programas têm regras diferentes para a concessão dos benefícios; 22 milhões devem ficar sem benefício algum.

Quem recebeu o auxílio emergencial também vai ter direito automaticamente ao Auxílio Brasil? 

Resposta: Não, pois os requisitos para ter direito ao auxílio emergencial ou ao Auxílio Brasil são diferentes.

Só terá direito automaticamente a receber o Auxílio Brasil quem recebia o Bolsa Família, programa que foi extinto e substituído pelo Auxílio Brasil, que começou a ser pago.

Já o auxílio emergencial foi pago a pessoas que não necessariamente recebiam o Bolsa Família e nem mesmo estavam inscritas obrigatoriamente no CadÚnico.

Segundo dados do Ministério da Cidadania, o auxílio emergencial foi pago a 68 milhões de pessoas em 2020 e a 39 milhões em 2021.

O número de beneficiários do Bolsa Família é bem menor: o programa atendia a 14,6 milhões de pessoas. Com a instituição do Auxílio Brasil, o governo diz que pretende atingir 17 milhões de beneficiários até dezembro.  Fonte: R7

To Top