Benefícios

IPVA 2022: Cota única ou primeira parcela vence hoje para ter descontos

IPVA 2022: Cota única ou primeira parcela vence hoje para ter descontos Motoristas com veículos emplacados no Estado do Rio devem ficar atentos ao calendário de pagamentos da cota única ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. Donos de carros com final de placa 3 devem pagar a Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) nesta quarta-feira (dia 26).

A cobrança pode ser emitida pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br) ou pelo Portal do IPVA (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/).

Aquele que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 3%. Quem quiser parcelar o valor terá três cotas mensais a quitar, sem direito a abatimento.

Veja abaixo o calendário de vencimento das cotas do IPVA de acordo com cada final de placa.

Para a emissão da guia no site do banco, o interessado deve selecionar no site a opção “Produtos e Serviços” (à esquerda da tela) e, em seguida, clicar em “Serviços”. Depois, é preciso escolher “Pagamentos”, localizar a opção ‘Tributos’ e clicar em ‘DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM’ , e em seguida: ‘Gerar Boleto’.

Ainda nesta página, o motorista deve escolher, dentro da opção “Tributos”, o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”. Uma lista de telefones para esclarecer dúvidas será apresentada. No final dela, haverá a opção “Gerar boleto”.

A partir daí, é preciso ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando em “Continuar”.

Na página da Secretaria estadual de Fazenda, ao selecionar “IPVA – GRD”, o interessado será encaminhado para a página do Bradesco, onde deverá informar o número do Renavam e o código de segurança fornecido pelo site.

Viu isso? Confira as faixas salariais para contribuição previdenciária do funcionalismo federal. Alíquotas vão de 7,5% a 22%

O não pagamento do IPVA não impede o licenciamento anual do veículo no Rio de Janeiro. De acordo com o Detran-RJ, é necessário apenas quitar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) do Detran-RJ referente ao exercício 2022, já disponível para impressão no site do Bradesco (www.bradesco.com.br), no valor de R$ 242,26.

Após quitar a guia, o motorista pode ter acesso ao documento de modo digital, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran, já que o CRLV desde 2021 não é mais impresso em papel-moeda.

Na versão digital, é possível compartilhar o CRLV com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Se uma família divide um único carro, por exemplo, todos poderão ter o documento em seus smartphones. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.

Além disso, assim como ocorreu no ano passado, a taxa pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT) não está sendo cobrada em 2022.

Leia mais: Desconto no salário dos trabalhadores da iniciativa privada para contribuição ao INSS será maior a partir de fevereiro

To Top