Economy

Papa abençoa aqueles que todos amam odiar: os cobradores de impostos

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco encorajou nesta segunda-feira as pessoas que todos amam odiar –os cobradores de impostos– dizendo que, mesmo que eles nunca vençam um concurso de popularidade, são vitais para o funcionamento de uma sociedade justa.

“O trabalho de vocês parece ser ingrato”, disse, a uma delegação da Agenzia delle Entrate, agência de receitas da Itália, reconhecendo que a tributação era muitas vezes vista como “colocar as mãos no bolso das pessoas”.

Mas Francisco disse que todos têm que pagar sua parte de impostos, especialmente os ricos, para que os membros mais frágeis da sociedade não sejam “esmagados” pelos “mais poderosos”.

“Na verdade, impostos são um sinal de legalidade e justiça”, disse.

Saindo do roteiro, Francisco elogiou o sistema de saúde nacional da Itália, praticamente gratuito, como um exemplo de como impostos podem ser bem utilizados, chamando-o de “uma das coisas mais bonitas” que o país tem.

“Defendam-no, porque não devemos cair em um sistema de saúde em que as pessoas precisam pagar, em que os pobres não tenham direito a nada”, afirmou.

Ele elogiou a honestidade de quem paga seus impostos, denunciou a evasão fiscal e a economia clandestina.

(Reportagem de Philip Pullella; reportagem adicional de Crispian Balmer e Giuseppe Fonte)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0U0XN-BASEIMAGE

To Top