Celebridades

Pintura rara de Franz Marc é colocada à venda após retornar a família que fugiu dos nazistas

Por Hanna Rantala

LONDRES (Reuters) – Uma pintura rara do expressionista alemão Franz Marc –devolvida de um museu no ano passado aos descendentes de um colecionador judeu que fugiu dos nazistas– deve estabelecer um novo recorde mundial para o artista quando for colocada à venda em um leilão no próximo mês.

A obra “A Raposa” (Die Füchse), com duas raposas coloridas e entrelaçadas, está estimada em cerca de 35 milhões de libras (47 milhões de dólares) quando for colocada à venda na Christie’s de Londres, em 1º de março.

“Será um momento incrível para o mundo da arte porque os importantes quadros de Franz Marc são incrivelmente raros”, disse Jussi Pylkkänen, presidente global da Christie’s, à Reuters enquanto a obra de arte era exibida.

Figura importante do movimento expressionista alemão, Marc nasceu em Munique em 1880 e morreu na batalha de Verdun durante a Primeira Guerra Mundial, com apenas 36 anos.

A pintura “A Raposa” foi comprada em 1928 pelo colecionador judeu-alemão Kurt Grawi, que segundo a Christie’s foi forçado a vendê-lo para ajudar sua família a sobreviver e fugir da Alemanha nazista. A pintura foi posteriormente entregue ao Museu Kunstpalast, em Düsseldorf.

“O quadro foi restituído à família no ano passado, após um longo processo, e eles já haviam decidido que, quando o recuperassem, seria colocado no mercado aberto para que o próximo grande colecionador tivesse a oportunidade de possuí-lo”, disse Pylkkänen.

Marc “pintou apenas 45 pinturas em 1913, quatro das quais em mãos particulares. Esta é uma obra-prima que está exposta em um museu na Alemanha desde 1962, então este é realmente um momento que várias gerações de colecionadores esperavam”, acrescentou Pylkkänen.

(Reportagem de Hanna Rantala)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB MCM

To Top