Africa

Atingida por segundo ciclone em duas semanas, Madagascar tem milhares de deslocados

Equipes de resgate de emergência tentavam nesta segunda-feira chegar a partes de Madagascar devastadas por um ciclone no fim de semana em meio a estradas e pontes intransitáveis, enquanto o aumento do nível dos rios ameaçava deslocar mais pessoas, disseram autoridades.

O ciclone Batsirai chegou à ilha do Oceano Índico na noite de sábado, atingindo a costa leste até se afastar na noite de domingo, deixando pelo menos 10 pessoas mortas, 43.000 deslocadas e algumas cidades e vilarejos em grande parte destruídos.

Madagascar, com uma população de quase 30 milhões, já estava lidando com as consequências do ciclone Ana, que matou 55 pessoas e deslocou 130.000 apenas duas semanas antes, bem como com uma seca e emergência alimentar na região do Grand Sud.

O presidente Andy Rajoelina voou para a cidade costeira de Mananjary, normalmente cerca de 500 km por estrada a sudeste da capital Antananarivo. As rotas terrestres para Mananjary foram cortadas devido a inundações e a cidade foi devastada.

Rajoelina disse em sua página no Facebook que estava lá para mostrar solidariedade às pessoas que perderam entes queridos e lares e para verificar o que era necessário em termos de ajuda.

A agência estatal de socorro a desastres de Madagascar informou que está fornecendo itens básicos para 43.000 pessoas em 180 abrigos temporários, enquanto o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas disse que começou a distribuir refeições quentes para 4.000 pessoas.

Uma porta-voz do progama disse que a organização estava realizando um levantamento aéreo das áreas afetadas para avaliar melhor as necessidades.

(Reportagem adicional de Maggie Fick em Nairobi)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI160RX-BASEIMAGE

To Top