Asia

Atividade de serviços a China cresce no ritmo mais fraco em 5 meses em janeiro, mostra PMI do Caixin

PEQUIM (Reuters) – A atividade no setor de serviços da China expandiu em janeiro no ritmo mais lento em cinco meses, uma vez que novo surto em casos locais de Covid-19 e medidas de contenção afetaram os novos negócios e o sentimento do consumidor, mostrou uma pesquisa privada nesta segunda-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Caixin Markit caiu a 51,4 em janeiro, mínima desde agosto, de 53,1 em dezembro. A marca de 50 separa crescimento de contração.

A leitura mais fraca deve reforçar as expectativas do mercado de que as autoridades precisam adotar mais medidas de suporte para estabilizar a economia.

O subíndice de novas encomendas na pesquisa ficou em 51,1 em janeiro, abaixo da média de longo prazo e da marca de 52,5 do mês anterior.

Alguns fornecedores de serviços atribuíram o crescimento mais lento aos surtos de Covid-19. Além disso, o aumento de casos no exterior pesou sobre a demanda externa, levando as novas encomendas de exportação a território contracionista pela primeira vez em quatro meses.

Isso levou a nova queda no emprego, marcando o primeiro declínio na série desde agosto do ano passado, mostrou a pesquisa.

(Reportagem de Stella Qiu e Ryan Woo)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI160HR-BASEIMAGE

To Top