Asia

Rússia vincula negociações sobre armas nucleares com exigências de segurança, segundo RIA

MOSCOU (Reuters) – O destino das negociações sobre controle de armas nucleares entre a Rússia e os Estados Unidos dependerá em grande parte de como as negociações sobre as demandas de segurança de Moscou progredirem, disse um diplomata russo de alto escalão nesta segunda-feira, segundo uma agência de notícias russa.

Tendo reunido mais de 100.000 soldados perto da fronteira com sua vizinha Ucrânia, a Rússia quer que os Estados Unidos e a Otan se comprometam que Kiev não terá permissão para se juntar ao bloco militar. Washington até agora se recusou a fornecer tais garantias.

Vladimir Yermakov, chefe de não-proliferação e controles nucleares do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse à agência de notícias RIA que as discussões urgentes sobre garantias de segurança têm prioridade sobre as negociações sobre controles estratégicos de armas.

Nenhuma reunião foi acertada sobre o último tópico, e sua retomada agora depende em grande parte da resolução das questões de segurança imediatas levantadas por Moscou, disse ele.

(Reportagem de Anton Kolodyazhnyy)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI160I6-BASEIMAGE

To Top