Europe

Incidentes antissemitas no Reino Unido atingem recorde em 2021, diz relatório

Os incidentes antissemitas no Reino Unido atingiram um recorde no ano passado, impulsionados pela reação ao aumento da violência em Israel e Gaza, disse um órgão consultivo judaico nesta quinta-feira.

O relatório anual do Community Security Trust (CST), que aconselha os cerca de 280.000 judeus do Reino Unido em questões de segurança, mostrou que houve 2.255 incidentes antissemitas relatados em 2021, um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

“Esses níveis recordes de racismo antijudaico, relatados por nossa comunidade judaica ao CST e à polícia, mostram o quão difícil foi o ano passado para os judeus em todo Reino Unido”, disse o presidente-executivo do CST, Mark Gardner.

O número de incidentes disparou quando houve um aumento no conflito entre Israel e militantes palestinos, de acordo com o relatório.

Em maio passado, 661 incidentes foram relatados –o maior total mensal– com outros 210 em junho, e um terço de todos os incidentes envolveram linguagem ou imagens relacionadas a questões no Oriente Médio, ou incluíram uma motivação contra o sionismo.

O CST também disse que houve 176 ataques violentos relatados, um aumento de 76% em relação ao ano anterior.

O relatório detalhou as condenações de várias pessoas por crimes antijudaicos, incluindo um homem que foi preso por criar um grupo neonazista que encorajou “a erradicação do povo judeu” e outro que postou mensagens antissemitas em vídeos nas redes sociais.

“Essas estatísticas são chocantes e um lembrete gritante de que o racismo do antissemitismo não foi erradicado”, disse a secretária do Interior, Priti Patel.

(Reportagem de Michael Holden)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI190PU-BASEIMAGE

To Top