Asia

Negociações nucleares não estão em beco sem saída, diz Irã

(Reuters) – As negociações para salvar o acordo nuclear iraniano de 2015 não estão em um beco sem saída, mas as principais questões pendentes exigem decisões políticas do Ocidente, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira.

O Irã já tomou sua decisão política de permanecer no acordo depois que Washington o abandonou em 2018, disse o porta-voz Saeed Khatibzadeh a repórteres em Teerã.

As negociações indiretas em Viena entre o Irã e os Estados Unidos foram retomadas na semana passada após um intervalo de 10 dias. Os delegados disseram que as negociações fizeram progressos limitados desde que foram retomadas em novembro, depois de um hiato de cinco meses.

“Não há beco sem saída em Viena. As negociações estão em andamento como antes e as trocas estão ocorrendo entre as delegações”, disse Khatibzadeh.

“O que está acontecendo hoje nas negociações é uma continuação de pontos importantes e críticos. Nossa distância de um acordo depende da vontade do lado ocidental”, acrescentou.

“Se os Estados Unidos e a Europa responderem ao Irã hoje –dentro da estrutura do pacto– podemos anunciar em Viena amanhã que chegamos a um acerto”, disse ele.

A avaliação de Khatibzadeh ocorreu horas depois de Ali Shamkhani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, dizer que o progresso nas negociações estava se tornando “mais difícil a cada momento… enquanto as partes ocidentais ‘fingem’ apresentar iniciativas para evitar seus compromissos”.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1D0M8-BASEIMAGE

To Top