Asia

Taiwan diz que avião chinês voou perto de ilha remota

TAIPÉ (Reuters) – Uma pequena aeronave civil chinesa voou muito perto de uma ilha remota controlada por Taiwan próxima à costa da China no início deste mês, disse o Ministério da Defesa de Taiwan nesta terça-feira, acrescentando que a China pode estar tentando uma nova estratégia para testar suas reações.

Taiwan tem reclamado nos últimos dois anos de repetidas atividades militares chinesas perto de seu território, que Pequim reivindica para si, principalmente da Força Aérea da China voando na zona de defesa aérea de Taiwan nas costas sudoeste e sul, embora relativamente longe de Taiwan.

Taiwan, que a China reivindica como seu próprio território e sobre o qual aumentou a pressão para aceitar sua soberania, classificou a ação chinesa de “guerra de zona cinzenta” projetada para desgastar a Força Aérea da ilha e testar suas habilidades.

O ministério disse que a aeronave voou muito perto de Dongyin, parte do arquipélago de Matsu, na costa da província chinesa de Fujian, em 5 de fevereiro.

Não tendo identificado a aeronave anteriormente, o ministério disse que confirmou que era uma aeronave civil chinesa Y-12, um bimotor.

“Sobre o incidente de Dongyin, é claro que fizemos um julgamento preliminar e não podemos descartar que eles estejam usando aeronaves civis para testar as respostas de nossos militares”, disse o porta-voz do ministério, Shih Shun-wen, a repórteres.

“Os militares definitivamente tomarão as medidas correspondentes, mas tomarão várias ações de contingência sem que haja um incidente menor que desencadeie uma guerra.”

(Por Yimou Lee; reportagem adicional de Yew Lun Tian em Pequim)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1E0L8-BASEIMAGE

To Top