Asia

Reino Unido diz que Putin pode prolongar crise na Ucrânia por meses

O presidente russo, Vladimir Putin, pode prolongar a crise na Ucrânia por meses em uma tentativa de desafiar a unidade ocidental, disse a secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss.

“Atualmente, não há evidências de que os russos estejam se retirando das regiões fronteiriças perto da Ucrânia”, escreveu Truss no jornal The Daily Telegraph. “A escalada militar russa não mostra sinais de desaceleração.”

“Não devemos ter ilusões, a Rússia pode prolongar isso por muito mais tempo em uma manobra descarada para passar semanas a mais –se não meses– subvertendo a Ucrânia e desafiando a unidade ocidental”, disse Truss.

A Rússia continua a se preparar para uma possível invasão e foram construídas pontes sobre o rio Pripyat perto da fronteira Belarus-Ucrânia, disse James Heappey, ministro britânico para as Forças Armadas, à rádio BBC.

A Rússia diz que o Ocidente está dominado pela histeria e pela russofobia, e Moscou ridicularizou as alegações dos chefes de segurança dos EUA de que uma invasão da Ucrânia é iminente.

O Ministério da Defesa russo publicou na terça-feira imagens para demonstrar que estava retornando algumas tropas à base após exercícios.

(Reportagem de Guy Faulconbridge e Kylie MacLellan)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1G0NT-BASEIMAGE

To Top