Asia

Proposta russa de conversar com Ucrânia é diplomacia “com uma arma na cabeça”, dizem EUA

WASHINGTON (Reuters) – A proposta da Rússia de conversar com a Ucrânia é uma tentativa de conduzir diplomacia “com uma arma na cabeça”, disse o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ted Price, nesta sexta-feira, afirmando que a Rússia precisa parar os bombardeios na Ucrânia se quiser falar a sério sobre diplomacia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse mais cedo nesta sexta-feira que a Rússia estava preparada para enviar uma delegação à capital de Belarus, Minsk, para negociações.

A Rússia havia tentado uma “pretensa diplomacia” mesmo enquanto se preparava para invadir a Ucrânia esta semana, disse Price a repórteres em uma entrevista coletiva.

“Agora vemos Moscou sugerindo diplomacia com uma arma na cabeça, ou enquanto mísseis, morteiros e a artilharia de Moscou atingem o povo ucraniano”, disse. “Isso não é diplomacia de verdade. Não são as condições para diplomacia de verdade”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, havia tentado conversar com Putin, “mas a sua mão estendida foi recebida com silêncio todas as vezes, e agora com bombas”, disse Price.

Os Estados Unidos não viram indicação de que o presidente russo, Vladimir Putin, esteja disposto a reduzir o conflito para que a diplomacia faça seu trabalho.

(Reportagem de Humeyra Pamuk e Simon Lewis)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1O1A5-BASEIMAGE

To Top