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O que é necessário para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento?

Documentos Certidão de Nascimento
Foto Governo do Brasil

O que é necessário para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento? Embora essa seja uma facilidade bem-vinda em qualquer momento, o acesso online a documentos se tornou ainda mais essencial durante a pandemia de covid-19, diante da necessidade de manter o distanciamento social. Fonte TecMundo. Pensando nisso, elaboramos o guia definitivo para que você solicite a sua Certidão de Nascimento sem precisar sair de casa.

Como solicitar a 2ª via da Certidão?

De modo resumido, basta acessar o site e inserir algumas informações pessoais. Vale lembrar, porém, que será necessário fornecer alguns dados presentes no documento original. Além disso, a segunda via da Certidão de Nascimento somente pode ser retirada mediante o pagamento de uma taxa.

Passo 1: Acesse o site do Registro Civil e, entre as opções disponíveis, selecione “Nascimento”. Já na página inicial, você notará que também é possível acessar a Certidão de Casamento e Óbito.

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Passo 2: Na tela seguinte, insira a cidade, estado e cartório onde foi emitida a sua certidão.

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Passo 3: Em seguida, escreva o seu nome completo, CPF, data de nascimento e o nome dos seus pais.

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Passo 4: Neste momento, você precisará de alguns dados mais específicos do documento original, como citado anteriormente. Aqui, será preciso informar o Livro, a Folha e o Termo da sua certidão.

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Passo 5: O Registro Civil permite que você emita uma via eletrônica, que será encaminhada para o seu e-mail ou uma via física, que chegará em seu endereço ou em um Cartório de sua preferência. Como destacado pelo próprio site, a primeira opção é aceita apenas em alguns órgãos e, se impressa, não será considerada oficial. Escolha a opção que melhor te atende e clique em “Próximo”.

Vale lembrar que, em qualquer uma das modalidades, será preciso pagar uma taxa, que varia conforme o cartório responsável. Além disso, você pode selecionar as duas opções ao mesmo tempo e emitir a versão impressa e eletrônica simultaneamente, sob o pagamento de um valor referente a duas taxas.

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Passo 6: Na próxima página, confira se os seus dados e a taxa de emissão estão corretos. Feito isso, aceite os termos de uso do serviço e toque em “Próximo”. Será exibido, então, o seu carrinho de “compra”. Verifique, novamente, se está tudo correto e avance.

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Passo 7: Agora, realize o login na sua conta do Registro Civil e, caso ainda não tenha cadastro, inscreva-se em “Não tem uma conta? Crie uma agora.” e forneça seus dados pessoais.

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Passo 8: Caso tenha escolhido a modalidade física, escolha na tela seguinte a melhor opção de envio e, em seguida, a forma de pagamento. O Registro Civil aceita boleto, cartão de crédito e carteira virtual.

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