Benefícios

INSS entrega próteses para segurados do Tocantins com a Reabilitação Profissional

INSS aposentadoria Agencia
Rafastockbr/Shutterstock.com

INSS entrega próteses para segurados do Tocantins com a Reabilitação Profissional Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, nos dias 10 e 11 de março, a entrega de oito próteses para segurados no Tocantins. A ação é parte do Programa de Reabilitação Profissional que visa assistir trabalhadores que tiveram seus membros amputados. As próteses incluem extensões de braços, pernas e joelhos e podem custar até R$ 42 mil.

Entre os beneficiados, a maioria é jovem, do sexo masculino, de 25 a 45 anos, e vítima de acidentes de trânsito, principalmente de motocicleta. Foram distribuídas sete unidades para amputações transtibiais e uma para transfemural.

Março Luan Batista recebeu uma prótese no dia 10 e conta que o equipamento já tem ajudado muito. “Por ser feita de fibra de carbono, é leve e, então, eu me sinto muito confortável em usar”, relatou.

No Programa de Reabilitação Profissional, o segurado é avaliado de acordo com o perfil profissional e é traçado um plano singular para cada pessoa, com base nas suas especificidades biopsicossociais.

O gerente-executivo de Palmas (TO), Silvano Lira, destaca a relevância social na entrega desses materiais para os segurados. “Eles vão ter mais liberdade para exercer suas atividades profissionais, além de ganharem mais qualidade de vida e poderem se sentir mais úteis”, esclareceu.

Para participar do Programa, a equipe de Reabilitação Profissional identifica os segurados que precisam de próteses ou órteses e os encaminha para a prescrição com a perícia médica. A partir daí, inicia-se ao processo licitatório.

Em novembro de 2020, foram assinados, na abrangência da Gerência-Executiva Palma (TO), contratos para aquisição do serviço de confecção de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção, no valor de R$ 593.540,00. Em 2021, foram distribuídas 23 próteses. No total, será devolvida a capacidade laboral a 32 homens e sete mulheres da área de abrangência das Agências da Previdência Social em Araguaína, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso e Porto Nacional, todas em Tocantins.

Como funciona a Reabilitação no INSS

A assessora técnica do Programa de Reabilitação Profissional da Gerência Palmas, Marcela Prados Véras, explica que, no caso dos segurados amputados, muitos deles querem estudar, porém não possuem a prótese para locomoção até a escola. “A partir do recebimento das próteses, eles irão estudar para serem inseridos no mercado de trabalho ou voltarem para a empresa”, exemplifica.

Com relação ao segurado íntegro, ou seja, não amputado, mas com lesão que o impede de trabalhar, há indicação para vários setores do mercado de trabalho, podendo ser na própria empresa em que trabalhava, a partir da mudança de função e outras adaptações.

Outra ação do Programa, complementa Marcela, é a capacitação profissional através de cursos profissionalizantes que o INSS oferece por meio de parceiros, para que o segurado volte ao mercado de trabalho capacitado.

Para o segurado de baixa escolaridade, é ofertada a elevação escolar, para, posteriormente, participar de curso de capacitação ou para mudança de função dentro da empresa em que trabalhava, atendendo, nesse novo momento, aos requisitos de escolaridade dos cargos.

To Top